Pode ser o interesse por uma qualquer atividade. Ou estar num mesmo evento desportivo, na mesma manifestação, conferência ou concerto. Qualquer acontecimento que o junte a outros, num raio de 100 a 500 metros, cria condições para usar o NearUS.


A aplicação está disponível para iOS e Android e no início do próximo ano contará também com uma versão para Windows Phone, como revelou ao TeK André Freitas, um dos cofundadores do projeto.


Para usar a aplicação não é necessário fazer qualquer registo. O utilizador tem apenas de escolher um nick e integrar uma das salas de chat existentes ou criar a sua própria, associando-a a um evento ou tema. Também é possível a identificação com o nome verdadeiro, mas não é obrigatória.


A NearUS está a iniciar só agora a campanha de divulgação do serviço, mas a app já está há algum tempo online e nesse período foi descarregada a partir de países como os Estados Unidos, Arábia Saudita ou Holanda e já serviu algumas causas mediáticas, como os protestos em Hong Kong.





O projeto nasceu no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito de uma tese de mestrado. Tentou saltar do universo académico com parcerias e conseguiu estabelecer uma com a YDreams, que já ajudou a startup a angariar clientes no mercado norte-americano.


A primeira parceria nos Estados Unidos está a ser fechada com uma empresa que explora cinemas e organiza grandes eventos. A app da NearUS vai ser usada para promover interações entre os públicos dos eventos organizados pela companhia.


Enquanto procura mais oportunidades de parceria, a startup portuguesa pretende continuar a trabalhar em novas funcionalidades para a app e a experimentar novas oportunidades de interação, explorando domínios como a Internet das Coisas.


Como explica André Freitas, um dos objetivos passa por promover ligações com os próprios locais de forma interativa, permitindo que quem está num evento receba mensagens diretas dos promotores da iniciativa, por exemplo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.