Entre Facebook, Instagram, TikTok, WhatsApp e muitas outras, as redes sociais passaram a ocupar um lugar de destaque cada vez maior nas nossas vidas. Porém há quem considere que, com o passar do tempo, todo o fenómeno “explosivo” das redes sociais acabou por perder o seu objetivo inicial: ligar as pessoas, reforçando laços entre amigos ou familiares, e dar espaço às conversas e à partilha de momentos importantes.
Foi com esta ideia em mente que Neeraj Arora e Michael Donohue, antigos funcionários do WhatsApp, decidiram criar a HalloApp, uma rede social que privilegia os relacionamentos reais entre os utilizadores e onde os anúncios ficam de fora.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre a HalloApp
Numa publicação no blog oficial da aplicação, Neeraj Arora defende que o atual modelo das redes sociais impossibilita a “partilha de momentos reais com amigos reais”. O responsável detalha que são muitos os internautas que se sentem frustrados com o facto de as plataformas serem “inundadas” por anúncios, bots, likes, filtros e seguidores muitas vezes desconhecidos, apresentando feeds alimentados por algoritmos que transmitem conteúdo mais enquadrado com a informação recolhida pelas empresas do que com os verdadeiros interesses dos utilizadores.
“Imagine que os seus amigos online são amigos reais. Imagine que o seu feed não estava repleto de pessoas e posts que não lhe interessam. Imagine navegar por momentos importantes e ver aquilo que quer verdadeiramente ver – sem o controlo de um algoritmo”, enfatiza Neeraj Arora.
Assim, os criadores descrevem a HalloApp como um “local simples, seguro e privado para se ligar às pessoas que importam”. A privacidade é uma prioridade e é deixada a promessa de que a informação pessoal dos utilizadores não será “recolhida, armazenada ou usada” pela empresa e de que as conversas são protegidas através de encriptação.
Mas, como é que funciona a aplicação? De modo semelhante ao WhatsApp, a HalloApp recorre ao número de telefone do utilizador para ligá-lo aos contactos dos seus amigos e família. Ao navegar pela aplicação encontrará quatro separadores diferentes. Além de uma secção dedicada às definições há uma onde figuram as publicações, uma para grupos privados e ainda uma outra para conversas.
A HalloApp está disponível tanto para Android como para iOS e pode ser descarregada a partir da Play Store e da App Store. Embora seja gratuita, os criadores planeiam a introdução de funcionalidades adicionais pagas como forma de colmatar os custos associados a não ter anúncios na plataforma.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários