Em vésperas do início de mais uma semana trazemos-lhe, como habitual, um conjunto de novas sugestões de aplicações. Vai poder recrutar super-heróis  para combates intensos, conhecer o seu quociente de inteligência, preparar aulas de fitness por videoconferência ou ligar até 16 pessoas em chamadas de grupo.

Além das apps destacadas ao longo dos últimos dias, tem também uma sugestão totalmente dedicada aos jogos. Lembramos-lhe que ainda pode estar a tempo de espreitar as ofertas temporárias de aplicações “eleitas” pela Google e pela Apple mais recentemente. É só aceder ao artigo Não perca novas “borlas” temporárias de apps que prometem trazer mais animação ao seu fim-de-semana e experimentar.

Signal: a app de mensagens "mais privada" agora permite ligar até 16 pessoas em chamadas de grupo

Nos últimos meses a Signal tem recebido a "bênção" de vários nomes importantes no mundo da tecnologia, que destacam a segurança da app e a alternativa ao Whatsapp ou Telegram.

A aplicação já anda pelos smartphones há alguns anos e reúne um grupo de fãs significativo entre os que defendem a privacidade e liberdade de expressão, sobretudo entre os que criticam o "casamento" do Whatsapp com o Facebook.

Já tinha sido app do dia do SAPO TEK em 2017 mas pelo meio adicionou novas funcionalidades, entre as quais está agora o suporte a um grupo mais alargado em chamadas de voz e vídeo. Os developers da aplicação anunciaram que podem ter 16 pessoas em simultâneo na mesma chamada, o dobro do Whatsapp.

Há ainda novos stickers para acompanhar as mensagens e cada utilizador pode criar um pacote com 200 imagens para usar na aplicação.

A Signal diferencia-se sobretudo pelo seu sistema de encriptação ponta-a-ponta, com o Signal Protocol que está disponível em código aberto e garante manter as conversas seguras. A app foi uma das que beneficiou com o "apagão" do Facebook na semana passada, crescendo mais de 1000% no número de downloads.

A app Signal está disponível para iOS Android e o download é gratuito.


DC Legends permite recrutar super-heróis como Super-Homem e Batman em combates intensos

O videojogo para smartphones oferece uma vasta galeria de super-heróis e vilões do universo DC, num RPG com muita estratégia.

Não importa se escolhe um super-herói ou os respetivos arqui-inimigos e vilões do universo DC, o que importa é construir uma equipa poderosa, capaz de derrotar adversários em intensos combates. DC Legends uma proposta dedicada aos fãs deste universo, onde se incluem Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha, Flash, Harley Quinn, entre outros mais.

Além de recrutar as personagens, devem encontrar itens poderosos para os equipar e dessa forma tornar a equipa mais forte. O objetivo é salvar o mundo das forças alienígenas, neste caso em combates de quatro contra quatro. Ao todo o jogo oferece mais de 130 personagens da DC, incentivando o colecionismo, sobretudo quando se junta na mesma equipa personagens improváveis, como Batman e Joker. Cada personagem tem versões normais, raras e lendárias. E será uma oportunidade de construir a sua Liga da Justiça ou Esquadrão Suicida.

Veja na galeria imagens do jogo:

Além das personagens, o estúdio recriou alguns dos cenários conhecidos do universo, incluindo Metropolis, Gotham City, Atlântida ou os Laboratórios STAR. Da mesma forma que os heróis vão usar as suas armas e habilidades de assinatura, como o batrang de Batman ou a visão de calor do Super-Homem.

O jogo desafia mesmo a combater contra outros jogadores em formato competitivo, mas também cooperativo, concluindo missões juntos. Há ainda torneios e outros modos de jogo disponíveis para explorar. Há mesmo recompensas exclusivas caso participe nos eventos periódicos introduzidos no jogo.

Pode fazer o download gratuito de DC Legends em Android e iOS.


Conhece o seu quociente de inteligência? Faça o teste com esta aplicação gratuita

Com base nas matrizes progressivas de Raven, o criador desta app propõe-lhe um teste para avaliar o seu raciocínio abstrato, responsável pela capacidade lógica e de resolução de problemas.

Os testes de QI estão muito longe de ser unânimes. Os críticos argumentam, entre outros motivos, que os exercícios usados são puramente lógicos e exploram, na sua maioria, apenas as capacidades racionais. Tal não corresponde à totalidade da inteligência humana, mas, de qualquer forma, mal não fará conhecer o QI mediante os “padrões” instituídos. Nem que seja por mera curiosidade.

Existem várias apps para apurar o quociente de inteligência e a QI Test está entre elas. Com base nas matrizes progressivas de Raven, o criador da aplicação propõe-lhe um teste de 60 questões, divididas em cinco grupos, cada um com 12 padrões.

Escolha a sua faixa etária - que também influencia o resultado - e pode começar o teste. Em cada grupo, o grau de dificuldade vai subindo progressivamente, desde a primeira questão até à 12ª, aumentando o esforço de compreensão. Ao fim das 60 perguntas é apresentado o resultado.

A app IQ Test é gratuita com anúncios e está disponível para dispositivos Android, a partir da Play Store.


Bim é uma app para entusiastas de fitness que gostam de estar em comunidade

A Bim apresenta-se como uma opção a considerar para quem já se imaginou a dar uma aula de fitness, permitindo criar sessões virtuais através de videochamadas até 20 participantes, além de comunidades baseadas nas suas atividades favoritas.

Concebida especialmente para os entusiastas de fitness, a Bim é uma aplicação que dá aos utilizadores a possibilidade de se juntarem a comunidades com interesses semelhantes aos seus e até de criar os seus próprios grupos virtuais baseados em determinadas atividades.

A aplicação apresenta-se como uma opção a considerar para quem já se imaginou a dar uma aula de fitness ou a ajudar outros a ganhar o gosto pela prática de exercício físico, permitindo criar sessões virtuais através de videochamadas até 20 participantes.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Bim 

Os utilizadores podem escolher entre centenas de programas de exercícios, ou até mesmo criar o seu próprio plano, estando disponíveis 160 exercícios diferentes. Assim que tiver tudo alinhado pode marcar uma sessão no ginásio online da Bim, chamar os amigos, família e outros internautas que estejam interessados e começar a treinar.

Apesar de se definir como uma espécie de rede social do exercício, privilegiando as atividades de grupo, a Bim também tem espaço para quem prefere exercitar-se a solo. Em ambos os casos, é possível aceder a uma secção de dedicada a todo o progresso feito ao longo do tempo.

A Bim é gratuita e está disponível tanto para Android, a partir da Play Store, como para iOS, na App Store.


Dê mais ritmo ao seu smartphone com o jogo musical Beatstar

O jogo desafia os fãs de música a arrastar as notas dos instrumentos para manter o ritmo, seja da voz ou da batida.

Os jogos de ritmo são sempre bem-recebidos entre grupos de amigos ou familiares, sejam eles para destacar os dotes vocais ou a capacidade de manter o compasso musical. Nas consolas, títulos como Guitar Hero, Rock Band ou Singstar ofereceram inúmeras formas de simular as estrelas do palco, sem sair da sala de estar. Mas Beatstar, para smartphones, pretende levar o espetáculo para qualquer lugar.

O jogo enquadra-se numa nova geração de jogos de música e de ritmo, incentivando os utilizadores a tocar a sua música. Os jogadores têm de tocar e arrastar os respetivos instrumentos, os segmentos de voz e as batidas das músicas para manter o ritmo e continuar a tocar.

Veja na galeria imagens do jogo:

Em Beatstar poderá utilizar as suas músicas favoritas, mas é também uma oportunidade de conhecer novas faixas e artistas. Ao completar um conjunto de músicas, vai poder desbloquear outras. O jogo tem uma componente social, na partilha das músicas, mas também na comparação das pontuações com amigos. Uma forma de descobrir quem é o melhor artista.

Tal como outros jogos do género, estão disponíveis três faixas onde caem símbolos, que os jogadores devem tocar no timing certo. Cada símbolo representa uma ação, seja tocar ou deslizar o dedo na direção correta, um símbolo ou mais ao mesmo tempo. Ao acertar vai manter o ritmo, assim como o combo da pontuação.

Pode fazer o download gratuito de Beatstar para Android e iOS.

Clubhouse tem uma nova funcionalidade para músicos que querem dar concertos online

O novo "Music Mode" permite otimizar o som dos concertos online na Clubhouse. A funcionalidade vai chegar primeiro à versão para iOS da popular aplicação, seguindo-se a versão para Android.

A Clubhouse anunciou a chegada de uma nova funcionalidade para músicos e artistas que usam a plataforma para sessões ou até concertos mais intimistas. De acordo com os criadores da popular aplicação, o novo “Music Mode” permite otimizar o que está a ser transmitido, para uma performance com melhor qualidade de som estéreo.

No seu blog oficial, a empresa explica que, através da nova funcionalidade, os músicos poderão usar equipamento áudio profissional durante as sessões. Para acederem ao “Music Mode”, os utilizadores precisam de clicar no ícone com três pontos durante uma conversa, selecionando “Audio Quality” e depois “Music”.

Clubhouse | Music Mode Clubhouse | Music Mode
créditos: Clubhouse

A Clubhouse indica que os ouvintes poderão disfrutar da sessão através de headphones, de colunas ou até mesmo a partir do próprio smartphone. A funcionalidade vai chegar primeiro à versão para iOS da Clubhouse, seguindo-se a versão para Android.

Clubhouse passa a permitir gravação de conversas e estende áudio espacial ao Android 
Clubhouse passa a permitir gravação de conversas e estende áudio espacial ao Android 
Ver artigo

Recorde-se que, ainda em agosto, a empresa anunciou a chegada de áudio espacial à Clubhouse para sessões mais imersivas e mais semelhantes a conversas na vida real. Tal como deu a conhecer, através da introdução de áudio espacial, os utilizadores conseguirão “ouvir as pessoas em seu redor em 3D”, o que torna “a experiência um pouco mais realista e humana”.

Os criadores indicaram também que a tecnologia torna mais fácil perceber quem está a falar num determinado momento. Depois do iOS, a funcionalidade chegou à versão para Android em outubro, sendo acompanhada por uma nova possibilidade de gravar conversas em salas públicas.