A Clubhouse anunciou a chegada de uma novidade à popular aplicação que promete sessões mais imersivas e mais semelhantes a conversas na vida real. Através de uma nova atualização a aplicação passa a contar com suporte a áudio espacial.
No seu blog oficial, a empresa explica que, através da introdução de áudio espacial, os utilizadores conseguirão “ouvir as pessoas em seu redor em 3D”, o que torna “a experiência um pouco mais realista e humana”. Os criadores indicam também que a tecnologia torna mais fácil perceber quem está a falar num determinado momento.
Em declarações ao website Tech Crunch, Justin Uberti, responsável pela tecnologia de streaming na Clubhouse, explica que a empresa recorreu à integração de uma API de áudio espacial desenvolvida pela High Fidelity, combinando-a depois com a sua própria tecnologia que tem vindo a desenvolver.
O responsável indica que através da tecnologia HRTF (Head Related Transfer Function) da High Fidelity é possível mapear o discurso em diferentes localizações virtuais, adicionando um ligeiro atraso entre canais stereo e replicando a forma como as frequências “entrariam” nos ouvidos do utilizador dependendo da origem do som. Tal como afirma Justin Uberti, a implementação da tecnologia é subtil, mas percetível.
Para já, a nova funcionalidade de áudio espacial vai começar a chegar aos utilizadores da Clubhouse para iOS, com a chegada da atualização para Android marcada para breve. De acordo com a empresa, a novidade funciona melhor com auscultadores, sejam eles com ou sem fios, sendo que os utilizadores terão também a possibilidade de desliga-la se desejarem.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários