Depois de uma semana marcada pela edição de 2020 do Portugal Digital Summit, a conferência promovida pela ACEPI, que neste ano decorreu num formato totalmente online tendo o SAPO como parceiro tecnológico, trazemos-lhe um conjunto de novas aplicações para experimentar no seu smartphone ou tablet.

A matemática não tem de ser um “bicho de sete cabeças” e pode encontrar uma aplicação que quer incentivar os mais novos a ganhar o gosto pela disciplina com múltiplas secções interativas acompanhadas por histórias, exemplos da vida real, desafios e pequenos jogos.

Viver com esclerose múltipla pode ser um desafio, mas há uma app que permite às pessoas que têm a doença crónica acompanhar o seu estado de saúde, sintomas ou níveis de fadiga e até falar, através de um chat, com uma equipa de enfermeiros que podem responder a dúvidas.

Já os fãs das Stories do Instagram poderão encontrar uma ferramenta concebida a pensar em quem gosta de "caprichar" nas publicações da rede social. E porque o Halloween se aproxima a largos passos, trazemos-lhe também um jogo onde o objetivo é sobreviver a um apocalipse zombie.

Passe pelas ligações abaixo e descubra também novas funcionalidades do Pokémon Go e do Snapchat.

Conheça ao detalhe as propostas desta semana

Há uma app gratuita que quer incentivar os mais novos a ganhar gosto pela matemática

Na Mathigon é possível encontrar múltiplas secções interativas dedicadas a conceitos essenciais do mundo da matemática, acompanhadas por histórias, exemplos da vida real, desafios e pequenos jogos.

A matemática não tem de ser um “bicho de sete cabeças” e a Mathigon quer ajudar os mais novos a ganhar o gosto pela disciplina. A plataforma online, descrita como o livro didático do futuro, conta com uma aplicação gratuita para que os jovens possam aprender “on the go”.

O projeto da Mathigon foi criado por Philipp Legner, que trabalhou como programador para a Google, Bloomberg, Wolfram Research e Goldman Sachs. Em entrevista ao The Guardian, o developer revelou que a ideia surgiu quando estava a fazer voluntariado para um projeto com escolas locais. “Em vez de memorizarem equações e procedimentos, queria que os estudantes fossem capazes de explorar, descobrir e de serem criativos”.

Na aplicação é possível encontrar múltiplas secções interativas dedicadas a conceitos essenciais acompanhadas por histórias, exemplos da vida real, desafios e pequenos jogos.

A Mathigon promete adaptar-se às necessidades dos estudantes, demonstrando explicações mais detalhadas caso tenham dificuldades. Além disso, há um tutor virtual, que toma a forma de uma raposa chamada Archie, que está sempre pronto a responder a qualquer dúvida.

A aplicação direcionada para crianças dos 6 aos 12 anos está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store.


Entre no espírito do Halloween e sobreviva ao apocalipse de zombies em Dawn of Zombies

O que será mais difícil de lidar? Zombies, mutantes e outras aberrações alteradas por radiação, ou simplesmente, outros sobreviventes?

Existem muitos jogos de zombies, assim como de sobrevivência, mas Dawn of Zombies está a ser bem-recebido pela comunidade pela sua jogabilidade sólida e grafismo detalhado. Como seria de esperar, os jogadores são largados num cenário de cortar à faca, em pleno apocalipse zombie, procurando sobreviver aos mortos-vivos, aberrações, mutantes, doenças e até radiação. Mas o pior de tudo é a presença de outros sobreviventes, que futuramente serão outros jogadores, ansiosos por nos matar e saquear…

Os territórios tornam-se ainda mais perigosos de noite, por isso, convém explorar os cenários de dia, recolhendo itens, construindo abrigos no subterrâneo. Depois terá de arranjar forma de encontrar comida e água para não morrer de fome, ou procurar remédios para combater a radiação e as doenças. Obviamente que a sobrevivência não estaria completa sem outras necessidades básicas: a proteção do frio e do calor.

O jogo apresenta uma história, com diversas personagens para interagir, separadas por fações, assim como centenas de quests para completar. Será possível utilizar veículos, incluindo bicicletas. O jogo oferece mais de 150 planos para construção de armas, armaduras e veículos. E nas 60 armas disponíveis encontram-se AK47, M16, pistolas e outras. Mas para não chamar a atenção deverá sempre tentar uma abordagem furtiva, sem disparar as armas.

Pode fazer o download gratuito de Dawn of Zombies em versões Android e iOS.


Esta app ajuda quem vive com esclerose múltipla. Chat com enfermeiros é uma das funcionalidades

A aplicação Cleo tem como objetivo melhorar a qualidade de vida daqueles que têm esta doença crónica e degenerativa que afeta o sistema nervoso central. Para além do chat, o diário pessoal para registar informações é outra funcionalidade da app grátis.

Viver com esclerose múltipla (EM) pode ser um desafio, com possíveis impactos no doente, como na fala ou locomoção. Mas há uma app que quer ajudar as pessoas que têm esta doença crónica e degenerativa que afeta o sistema nervoso central, como também os seus familiares e cuidadores.

Lançada pela empresa de biotecnologia Biogen em Portugal, a aplicação tem como principal recurso o diário pessoal. Trata-se de uma ferramenta que permite ao utilizador acompanhar, nomeadamente, o seu estado de saúde, sintomas e níveis de fadiga. Estas e outras informações podem ser partilhadas com profissionais de saúde.

Com o diário pessoal, qualquer pessoa pode adicionar lembretes relacionados com a medicação e a marcação de consultas e exames. Mas através da app é também possível falar através de um chat com uma equipa de enfermeiros, que podem responder a dúvidas do utilizador sobre a doença.

A app Cleo partilha também artigos e histórias de pessoas com EM, com recomendações para o dia-a-dia dos doentes. Para os ajudar, estão ainda disponíveis informações sobre programas de saúde e bem-estar, que incluem mindfulness e, em breve, planos de exercício físico e nutrição validados por profissionais.

Já disponível em países como os Estados Unidos da América, França, Espanha e Itália, a app Cleo chega agora a Portugal. Como objetivo, pretende-se ajudar 1.000 utilizadores até ao final de 2021.

A app é grátis e está disponível para Android e iOS.


Costuma fazer Stories no instagram? Aposte na personalização com a Unfold

São 100 os templates à disposição dos utilizadores desta aplicação gratuita que já foi destacada tanto pelos editores da App Store, como pelos editores da Play Store. Um bom recurso para quem gosta de "caprichar" nas publicações das redes sociais.

A Unfold é uma aplicação que permite personalizar publicações com ferramentas adicionais. A especialidade são as montagens, recorrendo a fotos e/ou vídeos, mas há outros recursos à disposição, gratuitos e pagos.

Entre as opções, conte com vários tipos de fontes, ferramentas de texto avançadas, filtros, stickers, GIFs, fundos e, claro, molduras para “arrumar” os conteúdos escolhidos.

Depois de ter a Storie personalizada pronta, faça o download para o seu telefone e a mesma passa a estar disponível na galeria de imagens. Além do Instagram, é possível partilhar as histórias criadas com a Unfold noutras plataformas como o Snapchat ou o Facebook.

A Unfold é gratuita, com compras dentro da aplicação. Está disponível tanto para dispositivos Android e para dipositivos iOS.


Quer saber mais sobre a comida que ingere? O Snapchat mostra-lhe

Novas funcionalidades de realidade aumentada permitem-lhe apontar a câmara para um produto alimentar e receber informação nutricional, bem como algumas notas de degustação que ajudam a prever o sabor.

O Snapchat está a adicionar novas funcionalidades à câmara da sua app. Em parceria com a Vivino e com a Yuka, a empresa desenvolveu um software de reconhecimento de barras de código e de garrafas de vinho que promete dar novas utilidades à aplicação.

Esta novidade permite-lhe apontar a câmara para um produto alimentar e receber informação nutricional, bem como algumas notas de degustação que o ajudam a prever o sabor. No caso do vinho, o software consegue reconhecer garrafas inteiras, pelo que não terá de enquadrar a lente do seu smartphone com o código de barras da mesma, mas o mesmo não acontece com alimentos embalados, no caso dos quais terá mesmo de alinhar a barra com a área delimitada para o propósito.

No caso da comida, as informações apresentadas são fornecidas pela Yuka, uma popular app de nutrição, ao passo que a Vivino garante o fornecimento das informações relativas ao vinho (preço, avaliação, notas degustativas).

tek snapchat

Este sistema não é propriamente novo no mercado, mas é curioso que uma aplicação puramente social o junte ao seu rol de funcionalidades, uma vez que, neste caso, não é gerado conteúdo partilhável. Por outro lado, isto dá mais uma razão aos utilizadores da app para que a abram, mesmo quando não têm intenções de partilhar fotografias ou vídeos.

O Snapchat tem vindo a expandir-se para lá dos limites sociais da sua aplicação. Atualmente, também é possível recorrer à câmara para identificar raças de cão, resolver equações matemáticas, procurar produtos na Amazon e reconhecer músicas, graças uma integração com o Shazam.

Nenhuma destas funcionalidades foi adicionada a pensar na partilha de snaps. Em vez disso, a empresa ambiciona tornar a sua câmara mais poderosa do que a da concorrência ao ramificar os seus esforços para outros territórios que não estejam inerentemente relacionados com o mercado das redes sociais.

Neste capítulo, a realidade aumentada tem sido fortemente alavancada como um dos assets mais preponderantes no ressurgimento da marca que continua a ganhar utilizadores e valorizar-se em bolsa.

O Snapchat pode ser instalado em smartphones e tablets da Apple na App Store, e em equipamentos Android na Google Play.


Pokémon Go ganha uma nova funcionalidade com realidade aumentada para tornar o jogo mais realista

A partir de agora, os treinadores de Pokémon a partir do nível 20 poderão realizar novas tarefas de mapeamento com realidade aumentada em certas Pokéstops. Para já, os jogadores mais jovens, e que têm contas Niantic Kids, ainda não terão acesso à funcionalidade.

A Niantic anunciou a chegada de uma nova funcionalidade ao Pokémon Go que promete tornar a experiência de caçar “monstrinhos virtuais” ainda mais realista. Agora, em determinadas Pokéstops, todos os treinadores a partir do nível 20 poderão realizar novas tarefas de mapeamento com realidade aumentada.

Em comunicado, a criadora do popular título para smartphones explica que as Pokéstops serão assinaladas com um design especial para indicar aos jogadores onde é que podem realizar as novas tarefas. Para completá-las, é necessário usar a funcionalidade de scan com realidade aumentada para explorar o mundo em redor.

Depois de completarem a missão, os treinadores receberão uma recompensa. As atividades realizadas contam como a tarefa diária de pesquisa de campo. Para já, os jogadores mais jovens que têm contas Niantic Kids ainda não terão acesso à nova funcionalidade.

A novidade chega meses depois de a empresa ter anunciado que estava a tomar medidas para melhorar os efeitos de realidade aumentada do jogo, incluindo o modo como os Pokémon “aparecem” no mundo real: tudo com o objetivo de criar mapas 3D das Pokéstops.

Pokémon Go: Bónus temporários introduzidos durante a pandemia vão desaparecer em outubro
Pokémon Go: Bónus temporários introduzidos durante a pandemia vão desaparecer em outubro
Ver artigo

Recorde-se que, no início de outubro, alguns dos bónus temporários introduzidos no jogo durante a pandemia desapareceram. Os fãs de Pokémon Go queixaram-se nas redes sociais sobre as mudanças, indicando que a Niantic deveria repensá-las, uma vez que a pandemia ainda se mantém, ou porque os bónus introduzidos se constituíam como melhorias ao próprio jogo.

O jogo da Niantic pode ser instalado de forma gratuita para sistemas iOS e Android.


House Flipper ou uma espécie de “mudei a casa” em que você é o “querido”

E porque hoje o tempo até convida a ficar em casa, aproveite para testar a queda para as remodelações domésticas. Há paredes para pintar, móveis para arrumar e lixo para deitar fora, entre muitas outras coisas.

House Flipper é um simulador de remodelação de casas em que o jogador terá de gerir uma série de responsabilidades relacionadas com o tema. Isso inclui desde fazer contas e distribuir orçamento a “pôr as mãos na massa”. Isto tudo para no fim… conseguir vender a casa.

Sendo o objetivo do jogo dar vida nova a casas, há um conjunto de tarefas incontornáveis em que se inclui furar, martelar, pintar, limpar e arrumar, seja para instalar móveis de cozinha ou decorar quartos e salas.

A habilidade com as ferramentas e no cumprimento de tarefas no geral - incluindo pedidos peculiares dos clientes - dá direito a mais dinheiro extra em caixa. Influenciam os montantes a rapidez e a qualidade do serviço prestado.

House Fipper é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.