![Alimente o smartphone com novas aplicações e jogos divertidos para passar o tempo](/assets/img/blank.png)
Semanalmente a equipa do SAPO TEK reúne as melhores aplicações e jogos para experimentar no smartphone, entre novidades e outras com qualidade. Esta semana pode contar com o primeiro emulador autorizado pela Apple para jogar clássicos do PC no iPhone. Ainda no que diz respeito a jogos e sobretudo a viagens pelas memórias, há uma nova versão do Minesweeper para experimentar.
No que diz respeito a aplicações, há novidades nas apps de encontros, mas também para clientes dos CTT. E se gosta de música, há uma aplicação para melhorar a experiência de quem ouve no smartphone.
Veja todas as propostas em detalhe.
Já pode experimentar o primeiro emulador de PC disponível no iPhone
O UTM SE: Retro PC Emulator permite correr algum software antigo, sobretudo jogos clássicos como o DOOM em ambiente de Windows, Linux e Mac OS 9.
Depois de ter sido inicialmente rejeitado pela Apple, o emulador UTM SE: Retro PC Emulator já está disponível para smartphones iOS. O emulador permite correr jogos antigos, disponíveis para Mac OS 9, Windows e Linux a partir de um iPhone.
O emulador suporta um modo VGA para gráficos e um terminal para que possa escrever, tal como faria no DOS. O sistema consegue emular as arquiteturas x86, PPC e RISC-V. Os utilizadores podem pré-construir máquinas virtuais ou criar a sua própria configuração de raiz.
Veja na galeria imagens do UTM SE: Retro PC emulator:
Depois de instalar a aplicação de emulação, terá de seguir o link gerado para o website da UTM, onde terá acesso a guias para simular o Windows XP através de emulação do Windows 11, assim como máquinas virtuais Linux. Como se pode ver nas imagens, jogos como DOOM não poderiam faltar neste emulador.
Pode fazer o download gratuito do emulador para iOS.
Usa o Tinder? Vai passar a contar com a ajuda da IA para escolher as melhores fotos de perfil
Chama-se AI Photo Selector e é um recurso que chega ao Tinder para ajudar os utilizadores da app de encontros a gastarem menos tempo a escolher as melhores fotos e mais tempo a encontrar o par ideal.
O Tinder ganhou uma nova funcionalidade que utiliza inteligência artificial (IA) para ajudar na escolha das fotos ideais a apresentar no perfil da aplicação.
Em desenvolvimento e testes desde o ano passado, o AI Photo Selector usa o reconhecimento facial das apps de fotos nativas do iOS e Android, juntamente com uma selfie tirada pelo utilizador, para identificar o rosto e selecionar até dez fotos que potencialmente terão um bom desempenho no perfil.
Além de tirar uma selfie, para usar o novo recurso também é preciso autorizar o acesso à galeria de fotos do telefone e permitir que a IA analise as imagens. O AI Photo Selector navega automaticamente pelas fotos e escolhe as melhores em critérios como boa composição e iluminação - evitando as fotos de grupo para reduzir confusões.
Clique nas imagens para mais detalhe
Embora o Photo Selector traga simplicidade ao processo de escolha de fotos, a opção de seleção manual continua disponível.
A equipa do Tinder diz ter treinado a IA num conjunto de dados diversificado, garantindo inclusão e precisão ao considerar diferentes demografias, além de filtrar imagens que violam as diretrizes da plataforma.
A nova funcionalidade foi lançada esta quarta-feira nos Estados Unidos e deverá estar disponível em mais países nos próximos meses.
Lembra-se do Minesweeper do Windows 3.1? Há uma nova versão do jogo para smartphones
Com um grafismo colorido e atualizado, o velho Minesweeper, jogo que acompanhava o Windows 3.1 juntamente com o Solitaire, está de regresso com o apoio da Netflix.
Um clássico incontornável, Minesweeper esteve presente durante décadas nos sistemas operativos da Microsoft desde que se estreou no Windows 3.1 em 1990. O jogo tinha como objetivo entreter nos tempos mortos nos escritórios, juntando-se a Solitaire, vários desafios de cartas.
A Netflix agarrou neste clássico e apresenta-o com novas roupagens, com cenários coloridos, numa espécie de volta ao mundo, mudando os níveis mediante o local onde se encontra. Mas a jogabilidade clássica mantém-se, sendo o objetivo ir desbravando o terreno, clicando nas quadriculas sem que estas alberguem as explosivas minhas que dão nome ao jogo.
Veja na galeria imagens de Minesweeper:
Tal como no clássico, os números assinalam a distância das minas nas quadrículas, por isso é um exercício constante de cálculo. Os jogadores recebem diariamente novas missões para concluir, com puzzles e desafios diferentes. Sempre que considera haver uma mina pode colocar uma bandeira no local para a assinalar.
O jogo está disponível para smartphones iOS e Android, mas os subscritores da Netflix podem jogar gratuitamente, sem as habituais publicidades intrusivas.
Aplicação dos CTT ganha novas funcionalidades e subscrição de certificados de aforro
A opção Aforro Digital permite subscrever e reforçar Certificados de Aforro através da app CTT, em contas já existentes.
Esta possibilidade é nova e foi agora adicionada à aplicação, na área Poupar e proteger. Desta forma é possível a quem tem já uma conta reforçar os investimentos, consultar e gerir a conta Aforro no telefone Android ou iOS.
Através da app pode consultar o histórico dos últimos 30 movimentos da conta aforro. Para reforçar a conta existe um valor mínimo de 10 euros, e pode ainda simular o investimento e o retorno, partilhando essa informação.
A verificação da identidade do aforrista é feita com a Chave Móvel Digital, e só depois pode começar a usar a aplicação. Os CTT avisam que a gestão da conta através da APP é apenas possível para a Conta Aforro do próprio.
A aplicação está disponível para iOS na App Store e Android na loja Google Play.
Assuma o controlo da experiência de ouvir música no telefone com a SoundTap
Passar para a faixa seguinte, colocar em pausa ou retomar a música são ações que pode fazer sem desbloquear o telefone com a SoundTap, a partir dos botões de volume do mesmo. A app é compatível com o Spotify e YouTube Music.
Projetada para ser simples, mas extremamente útil, a SoundTap transforma os botões de volume do seu smartphone em controlos de media intuitivos.
Com a SoundTap, pode passar para a faixa seguinte, colocar em pausa ou retomar a música sem precisar de desbloquear o telefone ou trocar de aplicação. Pressionar longamente os botões de aumentar ou diminuir o volume permite saltar músicas. Para pausar ou retomar a música, basta pressionar os dois botões simultaneamente.
A personalização é apresentada como uma das grandes vantagens da aplicação. É possível adaptar os controlos de acordo com suas preferências, ajustando ações específicas para diferentes tipos de pressão nos botões de volume. Além disso, a app oferece feedbacks táteis, para proporcionar uma experiência de utilização mais envolvente.
A SoundTap é compatível com os serviços de música mais populares, como o Spotify e YouTube Music. Também inclui um ecrã de boas vindas interativo, para orientar os novos utilizadores nas suas funcionalidades.
Além de ser código aberto, a SoundTap é uma app “acessível”, tornando-se especialmente útil para pessoas cegas ou ambliopes, permitindo o controle total sem olhar para o ecrã.
A SoundTap é gratuita e está disponível para telefones Android a partir da Play Store.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários