Em plena pandemia, o Instagram tem apostado em disponibilizar novas formas de ajudar associações e negócios a conseguirem receber mais facilmente apoios financeiros. Desta vez, os utilizadores vão passar a poder contar com uma ferramenta de angariação de fundos para causas pessoais que está a ser lançada, numa funcionalidade semelhante à já disponível no Facebook.

Nos países onde é possível fazer doações através do sticker “donativo”, como acontece em Portugal, a ferramenta está a ser lançada no Android. Nos Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda, a funcionalidade está a surgir com um pequeno teste no Android, que vai seguir para o iOS.

Angariação de fundos para causas pessoais no Instagram

Com a crise de saúde pública a ditar, em muitos casos, o fim de negócios ou dificuldades financeiras, através da nova ferramenta do Instagram pode angariar fundos para causas com as quais se identifica. Desde o seu negócio, até a grupos ou associações, as categorias disponíveis são muitas.

Para criar uma angariação de fundos para causas pessoais tem de clicar na opção "Editar perfil" e "Adicionar angariação de fundos para causas pessoais". No final, escolha a opção "Angariar fundos". O passo seguinte é selecionar uma fotografia, escolher uma categoria de angariação de fundos para uma causa pessoal, selecionar uma categoria e adicionar detalhes para ajudar a contar a sua história e encorajar os seguidores a doarem.

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Para finalizar o processo, tem de dar informações ao Stripe, o processador de pagamentos do Facebook. Clique depois em "Enviar" para a revisão, já que todas as angariações de fundos passam por um processo de revisão para garantir que estão destinadas a “causas elegíveis", esclarece o Instagram. Assim que aprovado, o utilizador pode começar a angariar dinheiro.

Cada angariação de fundos dura 30 dias e pode ser prolongada mais de uma vez por mais 30 dias. Para conseguir ter acesso a esta novidade do Instagram, o utilizador tem de ter pelo menos 18 anos.

Quanto às pessoas que fazem as doações, podem optar por manter as informações ocultas da comunidade do Instagram. Ainda assim, quem criou a angariação tem acesso ao nome do utilizador e do perfil e ao valor da doação. No final, o valor angariado segue diretamente para a conta bancária associada.

Doações são uma das apostas do Instagram em plena pandemia

No final de abril, a rede social lançou várias novidades, passando a permitir os utilizadores de fazerem doações nos diretos da rede social. Na mesma altura, o Instagram deu a conhecer um novo sticker, que pretendia celebrar as doações no Instagram.

Mais recentemente, em maio, a rede social do Facebook anunciou um conjunto de funcionalidades que permitem as pequenas e médias empresas portuguesas pedirem apoios. O Instagram lançou o "action button", que permite às empresas adicionarem ao perfil um botão de apelo à ação, e o "sticker gift card", que pode ser partilhado nas stories. Assim que os utilizadores carregam no botão ou no sticker são encaminhados para uma compra no site da PME, onde podem ajudar o negócio.

O Facebook decidiu ainda expandir para o Instagram a ferramenta de angariação de fundos, para permitir que uma empresa também o faça. A funcionalidade chegou a Portugal na semana passada, com as PME nacionais a poderem pedir aos clientes que apoiem o seu negócio neste período especialmente crítico.

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