Depois de passarem a estarem disponíveis na versão web, os diretos do Instagram passam a integrar desde esta terça-feira uma nova funcionalidade. Os utilizadores que iniciarem uma live podem agora criar um "angariador de fundos" para organizações sem fins lucrativos, com a totalidade do dinheiro arrecado a ser transferida diretamente para a instituição escolhida.

Para recorrer a este novo recurso da rede social terá de clicar na câmara no canto superior esquerdo do feed ou deslizar para a direita. O passo seguinte é escolher o modo live na parte inferior do ecrã e selecionar a opção de angariar fundos. No final terá de selecionar a organização sem fins lucrativos.

Nova funcionalidade de doação nos lives do Instagram

Assim que o direto começar, o utilizador poderá ver quantas pessoas estão a fazer doações, como também o valor do dinheiro arrecado em tempo real. O Instagram fornece ainda mais detalhes sobre os utilizadores que doaram e as contribuições individuais. Caso queira agradecer também o pode fazer durante o direto.

Novo sticker de doação quer celebrar a solidariedade na rede social

A rede social, em parceria com o ilustrador da comunidade brasileira Leo Natsume, criou o sticker personalizado "Eu doei", "de forma a ajudar a celebrar as doações no Instagram", explica a empresa do Facebook. Sempre que um utilizador fizer uma doação nos lives ou em histórias, pode aceder ao sticker durante um determinado período de tempo.

Novo sticker de doação do Instagram

As contas de Instagram que seguir, e que usarem esse sticker, serão adicionadas a um conjunto de histórias durante um tempo limitado, tal como aconteceu anteriormente com o sticker "Em casa". Desta forma poderá saber mais facilmente quem está a ajudar estas organizações.

A decisão da rede social segue-se a um conjunto de medidas tomadas durante a pandemia de COVID-19. No final de março o Instagram anunciou, por exemplo, uma nova "forma de navegar" através de videochamada, o Co-Watching, e do sticker “Em casa”. Neste caso, o objetivo passa por informar que está a cumprir com o confinamento social.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.