Arranca em janeiro do próximo ano, um novo requisito das lojas de aplicações da Apple. Os programadores com aplicações que permitam a criação local de contas, na app, terão de passar a disponibilizar também uma forma de encerrar essas contas.
A Apple já tinha anunciado que ia implementar esta alteração, quando detalhou algumas mudanças em preparação nas linhas orientadoras da loja, durante a última edição da sua conferência de programadores, em junho. Explica agora que a opção terá de ser disponibilizada em novas apps, mas também com aplicações já disponíveis na loja, via atualização.
A nova regra dita que o processo seja iniciado na app, embora possa ser concluído fora dela, detalha o The Verge. Ou seja, sempre que uma aplicação permitir a criação de uma conta deve ter uma opção para encerrá-la, que o utilizador pode selecionar na app e terminar aí o processo, ou para seguir até outro site ou interface onde possa fazê-lo.
A nova política vai abranger as aplicações desenvolvidas para iOS, iPadOS e macOS e entrará em vigor a 31 de janeiro. A medida junta-se a outras que a Apple tem implementado, segundo a empresa, com o intuito de dar mais poder aos utilizadores para controlarem os serviços que usam no ecossistema Apple e o acesso aos seus dados pessoais.
Nos últimos meses, a Apple tem anunciado planos para introduzir várias alterações nas regras das lojas de aplicações, sobretudo no que se refere a aplicações para iPhone e iPad. Boa parte dessas alterações têm a ver com a polémica distribuição de receitas entre a fabricante e os programadores que desenvolvem para a App Store, se bem que não visam ainda nenhuma alteração generalizada e de grande impacto a esta regra.
Na mesma linha, a empresa mostra-se agora também mais aberta à interação dos programadores com quem utiliza as suas apps no ecossistema iOS, fora da app, uma possibilidade que tem mantido opções restritas.
A partir do próximo ano, por exemplo, a dona do iPhone passa a permitir que as “reader apps” - aplicações que não permitem compras locais - partilhem um link a encaminhar os utilizadores para o seu site, para lá poderem criar ou gerir uma conta. A medida foi um dos compromissos assumidos pela empresa no Japão, para pôr fim a um processo de investigação às políticas da App Store, mas vai ser aplicada a nível global.
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