O Facebook vai adicionar suporte para a API (interface de programação de aplicações) do Messenger no Instagram. Desta forma, as empresas presentes na rede social vão poder gerir as mensagens privadas recebidas através de aplicações externas, bem como configurar bots para lidar com pedidos comuns e outras mensagens mais simples de endereçar.

No Facebook, desde 2016 que as marcas conseguem utilizar bots para responder à comunidade. Este benefício ainda não estava disponível no Instagram, mas uma vez que a empresa está a tentar aproximar os seus serviços de messaging, é natural que continue a equilibrá-los em termos de capacidades.

Existem cada vez mais marcas no Instagram, fruto da migração das gerações mais novas para esta rede social, pelo que o esforço de gestão, nesta rede, também aumenta em consequência. Se um bot conseguir lidar com os pedidos mais simples, as equipas responsáveis pelas redes sociais conseguirão ter mais tempo para endereçar temas complexos que requeiram mais tempo, o que, por sua vez, pode também ser um atrativo para que novas marcas abram as suas páginas ali.

tek instagram bots

Com esta API, é possível gerir as várias mensagens recebidas via Instagram através de um só painel, cheguem elas via Stories, Shops ou Direct Messages. O sistema não só propicia uma maior agilidade na gestão da comunidade, como ajudará na organização das mensagens e dos pedidos comerciais recebidos através desta rede social.

O senão? Nem todas as empresas vão poder utilizar estes recursos, pelo menos numa primeira fase. A última API do Messenger está disponível numa versão beta, em regime fechado, pelo que apenas algumas marcas têm acesso à mesma. Adidas, H&M, Michael Kors e Sephora são algumas delas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.