As eleições primárias que vão decidir quais os candidatos que vão entrar na corrida presidencial norte-americana começaram a 3 de fevereiro e o estado do Iowa foi o primeiro a ir às urnas. No entanto, uma falha na aplicação para smartphone desenvolvida para contar os votos lançou o caos, levando ao adiamento do anúncio dos resultados do partido Democrata.

Recorde-se que no Iowa as primárias organizam-se em caucus, ou seja, uma eleição pessoal em, por exemplo, escolas, pavilhões ou centros comunitários. Ao todo, existem 1.700 locais de voto no estado, sendo que para votar, os eleitores juntam-se a outros que apoiem o mesmo candidato tomando uma determinada posição no espaço em questão.

Para facilitar a contagem por parte da organização dos locais de voto, os representantes do partido Democrata no Iowa optaram por utilizar uma aplicação para smartphone. Ao contrário do esperado, surgiram diversos problemas que acabaram por causar um atraso na divulgação dos resultados. Os membros da organização depararam-se, por exemplo, com dificuldades em abrir a aplicação ou até mesmo em fazer a sua instalação, avança a Bloomberg.

“Foram encontradas incoerências na comunicação de três conjuntos de resultados”, esclareceu Mandy McClure, uma porta-voz do partido Democrata em Iowa, à imprensa internacional. Para “garantir a divulgação de dados fidedignos”, a organização está a recorrer a métodos mais tradicionais para contar os votos. De acordo com a porta-voz, a falha na aplicação não se trata de uma interferência por parte de hackers.

Em janeiro, os representantes do partido Democrata no Iowa tinham dado a conhecer que utilizariam a aplicação para ajudar na contagem dos votos e divulgação dos resultados, mesmo perante a possibilidade de ataques de hackers ou de interferência de outros países, como no caso das eleições presidenciais de 2016. De acordo com a NPR, a aplicação utilizada levanta várias questões a nível de segurança, uma vez que muito pouco se conhece sobre ela, incluindo quem a criou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.