Desde o seu lançamento em 2010, que o Instagram tem mantido a sua imagem, registando apenas ligeiros ajustes que nunca chegaram a ser substanciais e contrariando aquela que tem sido a tendência no universo das aplicações.

Mas a app pode estar na iminência de inverter essa lógica e ter o seu design renovado ou, pelo menos, é o que sugere o The Verge com a publicação de vários screenshots que revelam um possível novo design da famosa aplicação de fotografia.

As imagens, enviadas por Anton Abromov, revelam um design mais minimalista do que o atual, com uma paleta de cores mais sóbria onde predomina o branco e o preto num tom desvanecido. As pequenas caixas de diálogo, que nos notificam acerca de novos seguidores e likes, aparece a vermelho, em vez do tradicional laranja, e o azul da barra de navegação desaparece para dar lugar a um cinza mais claro.

Os ícones também foram renovados e surgem agora numa versão mais minimalista, de traço simples e fino.

No geral, esta alternativa ao atual design do Instagram faz transparecer uma aplicação mais moderna e “limpa”, dando a sensação de que os painéis de navegação da app são telas em branco que apenas se pintam com as fotografias dos seus utilizadores.

Apesar de não ser certa a substituição da atual imagem do Instagram por esta versão que agora surge na internet, um porta-voz da empresa revelou ao The Verge que “é frequente testar novas experiências com uma pequena percentagem da comunidade global” e garantiu que “este é apenas um design de teste”.