Anunciado em outubro, as novas funcionalidades de proteção aos jovens que utilizam o Instagram já foram lançadas em algumas regiões. Começando pelos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, a funcionalidade Take a Break deteta quando um jovem está a fazer scroll por demasiado tempo num único tópico, lançando alertas para fazer uma pausa da rede social. E no caso destes procurarem sempre o mesmo tipo de conteúdo, a rede social deteta e alerta os utilizadores que este poderá não ser bom para o seu bem-estar, devendo procurar outros temas.

O Instagram também passa a impedir que pessoas façam “tag” ou menções de utilizadores jovens que não os seguem. As novas ferramentas de controlo parental estão previstas chegarem no início do próximo ano e pretendem ajudar os pais ou tutores a controlarem quanto tempo os jovens passam no Instagram, permitindo mesmo estabelecer limites. Está previsto um novo hub educacional destinado aos pais dos utilizadores, com recursos que ajudam a manter os seus filhos mais seguros e vigiados.

Veja na galeria imagens das novas funcionalidades:

Segundo Adam Mosseri, líder do Instagram, a rede social tem um impacto positivo nos jovens. “Estou orgulhoso por a nossa plataforma ser um local onde adolescentes podem passar o tempo com as pessoas com quem se preocupam, exploram os seus interesses e exploram quem são”. Mosseri diz que pretende que a rede social continue a ser um lugar seguro, prometendo continuar a fazer investigação, a consultar especialistas e a testar novos conceitos para melhor servir os adolescentes.

Nos primeiros meses do ano o Instagram vai inserir novas ferramentas, como os novos controlos parentais em março de 2022. Estes incluem ainda a possibilidade de os utilizadores mais jovens enviarem notificações aos seus pais se reportarem alguém. Os pais têm a possibilidade de falar com os seus filhos sobre o assunto.

Sobre o hub educacional para pais e tutores, vão estar disponíveis tutoriais de produto, assim como dicas de especialistas, que vão ajudar na compreensão do uso das redes sociais pelos seus filhos.

Adam Mosseri salienta no blog do Instagram que durante a fase de testes do Take a Break, 90% dos jovens que definiram lembretes de utilização, mantiveram os mesmos. A ideia é ajudar os adolescentes a gerirem o seu tempo na rede social.

Outra ferramenta interessante para os jovens é a possibilidade de apagar mensagens, fotos ou vídeos em grupo, mas também limpar likes e comentários. Esta funcionalidade é dita como importante, porque durante o crescimento, os adolescentes passam por diferentes fases, e quando chegam a uma certa idade não se identificam com conteúdos que partilharam anteriormente, por exemplo. O Instagram pretende tornar o processo mais fácil de eliminar os conteúdos, caso os adolescentes o desejem gerir a sua “pegada digital”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.