O Instagram vai descontinuar a aplicação de mensagens Threads no final do ano. A aplicação tinha sido lançada em 2019, para substituir outra app, a Direct, mas nunca chegou a alcançar grande sucesso.
Embora some 13,7 milhões de downloads, segundo dados da Sensor Tower, nem sequer está entre as 200 aplicações mais descarregadas em nenhuma das principais lojas de aplicações. Nos milhares de reviews que foi acumulando nos últimos anos, não há grandes elogios dos utilizadores nem sinais de satisfação. No Google Play, entre quase 26 mil avaliações, a classificação média da app é de 2,8, em cinco pontos possíveis. Na App Store da Apple vai aos 3,1 pontos.
A informação de que a app vai ser descontinuada foi confirmada pela empresa ao Tech Crunch, depois de terem começado a surgir rumores sobre o assunto. A comunicação oficial aos utilizadores vai começar a ser feita a partir de 23 de novembro, a partir da própria app, que desparecerá das lojas de aplicações no final do ano e desativará todas as contas existentes.
Ao site o Instagram explicou que a decisão resulta do facto de as funcionalidades mais importantes do Threads estarem já integradas, ou em vias disso, no Instagram e porque a empresa concluiu que consegue alcançar melhores resultados se focar esforços apenas numa app.
"Sabemos que as pessoas se preocupam em ligar-se com os seus amigos próximos e temos visto isto particularmente nos últimos anos, com o crescimento do envio de mensagens no Instagram. Estamos agora a concentrar os nossos esforços em melhorar a forma de ligar amigos próximos no Instagram, descontinuando a aplicação Threads".
Na mesma declaração, a empresa acrescentou que está a "trazer as características divertidas e únicas que tínhamos no Threads para o Instagram, e continuamos a construir formas de as pessoas se ligarem melhor aos seus amigos chegados no Instagram”.
A Threads foi posicionada como uma aplicação para partilhar fotografias, vídeos, mensagens e histórias de forma mais rápida com os amigos chegados da rede social, num ambiente mais privado e em que os utilizadores escolhiam quem podia ter acesso.
No ano passado a app foi relançada e passou a poder ser usada para enviar mensagens a qualquer utilizador do Instagram. A atualização também melhorou a navegabilidade da aplicação, tornando mais fácil saltar entre histórias e melhorando a interface da câmara.
Recorde-se que a Meta (ex-Facebook) tem vindo a fazer várias alterações nas suas diferentes aplicações de messaging, que têm passado, por exemplo, pela integração de serviços, como aconteceu entre o Instagram e o Messenger. Em dois momentos, as aplicações foram atualizadas para passar a permitir que os utilizadores do Facebook e do Instagram troquem mensagens entre si. A empresa está também a reintroduzir funcionalidades de chamadas de voz e vídeo no Facebook, funcionalidades que a rede social já integrou, quando o Messenger fazia parte da rede social.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários