Muitas aplicações foram tema de notícia esta semana no SAPO TEK, sobretudo a guerra aberta que existe entre a Apple e a Epic e que fez com que estivesse em risco a autenticação no Fortnite, embora depois a marca da maçã acabasse por mudar de ideias. Também dedicámos algum tempo a acompanhar os desenvolvimentos da aplicação STAYAWAY COVID e à próxima atualização do Whatsapp.

Mas mais intensa foi a pesquisa de aplicações que pudéssemos trazer para animar os smartphones dos nossos leitores, uma tarefa a que toda a equipa do SAPO TEK se dedica e que resulta em várias propostas diferentes, de jogos a utilitários, passando por apps de navegação, e que pode acompanhar aqui num resumo semanal!

Acabaram as férias e está com dificuldades em voltar ao trabalho? Esta app dá uma ajuda

Chama-se Timesheet, permite-lhe contar as horas de trabalho e gerir os seus projetos através da app e é gratuita para Android e iOS.

Voltar ao trabalho depois das férias pode não ser uma tarefa fácil. Para se organizar e ter uma melhor noção das horas que trabalha, a app Timesheet pode ser uma boa ajuda, tendo também recursos que lhe permitem gerir melhor as suas tarefas.

Basta um clique para informar a app que começou a trabalhar e o relógio começa a contar. Sempre que fizer uma pausa registe na aplicação, para que a contagem esteja o mais acertada possível.

Sendo também útil para gestão de projetos, a TimeSheet permite estar a par das suas tarefas e da equipa. Ver a sua produtividade fica também mais fácil com esta aplicação, podendo exportar os documentos criados na app para o excel. Tudo isto pode ficar guardado na drive ou na dropbox.

A aplicação é gratuita e esta disponível para Android e iOS. No entanto, a TimeSheet apresenta também uma versão paga com mais funcionalidades e um site.


TomTom GO Navigation é uma alternativa (paga) a outras apps de navegação. Sobretudo em Huawei

A aplicação da TomTom ficou disponível nas lojas Google Play, App Store e AppGallery da Huawei com mapas 3D detalhados.

Os mapas melhorados e a conjugação com os serviços online da TomTom são os principais trunfos da aplicação TomTom GO Navigation que agora está disponível para Android, iOS e para a plataforma Android sem Google Mobile Services (GMS), como os smartphones da Huawei.

É talvez nesta plataforma que a aplicação faz mais sentido. Apesar de ser possível utilizar os mapas do Google Maps nos smartphones Huawei sem GMS as funcionalidades estão limitadas, e os alertas constantes para a necessidade de instalar os serviços da Google são irritantes.

A disponibilização da TomTom GO Navigation na AppGallery da Huawei resulta de uma parceria entre as duas empresas estabelecida no início do ano e vem trazer uma boa alternativa aos utilizadores de equipamentos da marca chinesa.

A navegação da nova app foi melhorada com um interface mais simples, incluindo uma barra de itinerários que dá uma ajuda ao condutor para escolher a melhor faixa e saída, e a informação de trânsito e aviso de radares pode poupar dissabores ou demoras prolongadas.  Os mapas podem ser descarregados para navegação offline.

A app pode ser descarregada através da App Store, Google Play and Huawei AppGallery. A TomTom GO Navigation pode ser experimentada gratuitamente por 7 dias e é possível escolher entre uma assinatura de 12,99 euros por mês, 8,99 euros por semestre ou uma assinatura mensal de 1,99 euros


Waze: planeie as suas viagens no computador e transfira-as para o smartphone

O Waze esclarece que tanto Android como iOS vão receber o update das funcionalidades da aplicação de navegação.
O Waze é uma aplicação de navegação para veículos. A app, que é detida pela Google, é bastante popular, uma vez que foi desenhada para servir de GPS em viagem e conta com várias funcionalidades que enriquecem a visão do condutor sobre os caminhos que estão à sua frente.

How to TEK: Como usar a sua voz nas indicações sonoras do Waze
How to TEK: Como usar a sua voz nas indicações sonoras do Waze
Ver artigo

A app recebeu agora uma atualização que lhe permitirá planear viagens no computador e transferi-las para o smartphone. Basta aceder ao Waze no telemóvel, abrir ligação no computador e pesquisar por direções para o sítio onde deseja ir. Nestes casos, surgirá um pequeno botão onde poderá guardar as indicações na app. Ao clicar no botão, vai receber uma notificação do Waze, no telefone, na qual terá de carregar para iniciar o processo de viagem.

Note que o Google Maps já dispõe desta opção há vários anos, mas o Waze tende também a ser muito utilizado entre os condutores. Para viagens quotidianas, talvez seja pouco útil, mas para viagens mais longas ou para destinos desconhecidos, é normal que o condutor queira sentar-se e planear o trajeto antes de agarrar no volante.

O Waze esclarece que tanto Android como iOS vão receber o update.


World News é uma app para juntar todas as notícias importantes no telefone

Se gosta de se manter informado e, nomeadamente, se tem temas específicos de eleição – como tecnologia, por exemplo –, esta aplicação pode ser uma hipótese a considerar. Há versão gratuita e paga ao dispor.

A World News é um aglomerador de notícias, reunindo ligações aos artigos que vão sendo publicados por diferentes meios de comunicação em todo o mundo.

A aplicação apresenta uma interface simples, que pode ver por diferentes categorias de temas, como desporto, tecnologia, política entretenimento, saúde ou empreendedorismo, mas também consoante o interesse por determinadas regiões do mundo.

Além das ligações às notícias, tem igualmente acesso às reportagens vídeo que sejam publicadas pelas fontes de informação e a podcasts.

Em cada uma das categorias apresentadas pode escolher o tipo de ordenação para visualização (mais recentes, não lidas, título, etc), tendo igualmente opções para ocultar as notícias lidas ou apaga-las, entre outras.

É possível fazer download para leitura offline e as notícias "gostadas" ficam guardadas numa pasta que pode ser acedida sempre que se quiser.

A World News está disponível em inglês a partir da Play Store, tendo uma versão gratuita, com anúncios, e uma versão Pro, sem publicidade e com funcionalidades acrescidas, que custa 0,79 euros.


Tem programadores de “palmo e meio” em casa? Ponha-os a criar apps por si próprios com a Hopscotch

A Hopscotch permite às crianças a partir dos 10 anos aprenderem a seu ritmo e de uma forma simples e divertida: seja a fazer uma recriação de um jogo mobile popular como o Crossy Road, uma app para colorir desenhos criativos ou um livro de histórias interativo.

É verdade que as lojas digitais da Google e da Apple dispõem de múltiplas aplicações que podem ajudar os mais novos a começar a sua aventura pelo mundo da programação. Mas, se está à procura de uma app que vá além dos jogos e que abra a porta à exploração, porque não experimentar a Hopscotch?

Baseada numa linguagem de código própria que toma inspiração na Scratch, a aplicação deixa os “techies” mais novos aprenderem por si próprios: seja a fazer uma recriação de um jogo mobile popular como o Crossy Road, uma app para colorir desenhos criativos ou um livro de histórias interativo.

O lema da Hopscotch é “não há erros, mas sim oportunidades para explorar e aprender” e, com mais de 33 milhões de projetos criados, inspiração não falta. Depois de se dedicarem a construir as suas próprias apps, as crianças podem partilhá-las na comunidade online da aplicação. Há ainda a possibilidade de fazer o download de qualquer um dos projetos publicados e adaptá-los a seu gosto.

Para ajudar no processo de criação, a Hopscotch tem múltiplos vídeos com instruções passo-a-passo. No seu canal de YouTube, os entusiastas da programação poderão também encontrar um desafio novo todas as semanas.

A Hopscotch é gratuita e está disponível para iOS na App Store. A aplicação dispõe também de um modo pago, com subscrições mensais a partir dos 7,99 dólares, que desbloqueia funcionalidades premium mais avançadas.


Google Chrome: o jogo do dinossauro ganhou um update

Dino Swords é o nome da nova versão que conta agora com um vasto arsenal de armas para colecionar.

O mítico jogo do dinossauro, que surge no Chrome quando o utilizador está sem internet, vai receber uma grande atualização. Apesar de ser um pequeno "easter egg", que a Google decidiu inserir no seu browser para entreter as pessoas enquanto esperam por sinal, a empresa decidiu adicionar-lhe novas camadas para renovar a proposta.

Esta nova versão chama-se Dino Swords e foi feita em parceria entre a 100 Thieves e a MSCHF. Este update vai colocar um arsenal à disposição do dinossauro que, assim, para além de poder esquivar-se dos obstáculos, pode agora destruí-los.

Ao The Verge, o responsável pelo departamento de estratégia da MSCHF, Daniel Greenberg, considera que "este é o último bastião da era dourada" dos minijogos, como os que antes encontrávamos em sites como o Miniclip.

Muitas das armas incluídas no jogo são uma homenagem a alguns dos modelos mais clássicos que podemos encontrar noutros jogos, onde as armas fazem parte das mecânicas centrais; outras são completamente originais, mas nem todas são úteis - algumas até infligem danos ao próprio dinossauro.

Os criadores afirmam que há vários easter eggs para descobrir e avisa que, alguns deles, são bastante difíceis de desbloquear.

Com este update, a ideia foi tornar este clássico numa experiência nova e adicionar argumentos que levassem os utilizadores a jogarem mais, uma vez que as armas são colecionáveis.

Para além disso, a 100 Thieves garante que existem prémios para os melhores jogadores de Dino Swords, embora a empresa não tenha revelado quais são os prémios.


Jogos de adivinhas numa app grátis. Com a GuessUp há diversão garantida para família e amigos

Tente adivinhar a palavra que está no telemóvel, sem ser preciso o típico tabuleiro de jogo. E se quiser pode registar o momento em vídeo e partilhar nas redes sociais.

Em plena pandemia pode ser difícil escolher como passar o seu tempo livre em segurança, mas a app GuessUp dá uma ajuda. Com a aplicação, família e amigos conseguem participar em jogos de adivinha em qualquer lugar e, assim, aproveitar o fim de semana de outra forma.

O desafio é simples: colocar o telemóvel na testa e tentar adivinhar a palavra que está no ecrã. Do outro lado, familiares e amigos têm de dar o seu melhor para que consiga acertar.

Com 50 categorias, que incluem filmes, bandas e celebridades, existem várias formas para descrever a palavra que surge no telemóvel, mas, se preferir, pode sempre criar a sua própria categoria. Desde mímica, danças, sons ou outra estratégia, criatividade não deve faltar.

E porque este jogo envolve muita diversão, a app permite-lhe filmar este momento. Caso queira, partilhar este registo nas redes sociais é outra possibilidade.

A app é gratuita e está disponível para Android e iOS, mas também tem uma versão premium.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.