O mais recente relatório da Sensor Tower revela que a aposta da Nintendo no mercado dos jogos para dispositivos móveis está a compensar. As receitas geradas através do dinheiro investido pelos jogadores nos títulos da fabricante japonesa na Play Store e na App Store ultrapassaram a marca dos mil milhões de dólares. Ao todo, os seis títulos do catálogo de jogos mobile da Nintendo já contam com 452 milhões de downloads globais.

De acordo com os analistas, o RPG de estratégia Fire Emblem Heroes é responsável por 61% da totalidade das receitas da Nintendo. O título chegou às lojas digitais da Google e da Apple em 2017 e já gerou cerca de 656 milhões de dólares. No segundo lugar do “pódio” segue-se Animal Crossing: Pocket Camp, perfazendo 12% das receitas geradas, e, em terceiro, Dragalia Lost, com 11%.

Receitas da Nintendo no mercado dos jogos mobile.
créditos: Sensor Tower
Nintendo revela nova beta multijogador para Mario Kart Tour
Nintendo revela nova beta multijogador para Mario Kart Tour
Ver artigo

Os analistas da Sensor Tower revelam que os jogos com o icónico canalizador da Nintendo foram os que menos receitas geraram. Por exemplo, Mario Kart Tour bateu recordes na sua semana de lançamento, em setembro de 2019, atingindo a marca dos 90 milhões de instalações. No entanto, os dados indicam que o título representa apenas 8% das receitas da fabricante, perfazendo 86 milhões de dólares.

O Japão é o país onde os jogadores investem mais dinheiro nos jogos da Nintendo, mercado responsável por 54% das receitas, o que corresponde a 581 milhões de dólares. Seguem-se os Estados Unidos, com 316 milhões de dólares, sendo que Mario Kart Tour e Super Mario Run são os títulos preferidos dos gamers norte-americanos.

A Nintendo tem vindo a experimentar várias formas de tornar os seus jogos rentáveis, como, por exemplo, através do Gold Pass, o serviço de subscrição para Mario Kart Tour. Por 4,99 dólares por mês, os jogadores podem receber diversos itens e crachás exclusivos e até um “boost” de velocidade nos seus veículos virtuais. Não obstante: a Nintendo parece ter encontrado a fórmula mágica para o sucesso através da introdução de mecânicas gacha (formato semelhante às loot boxes) em Fire Emblem Heroes, onde os utilizadores investem dinheiro em certos itens que lhes podem trazer diferentes surpresas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.