O MEO Táxi funciona através de uma aplicação para telemóvel, com versões para iOS e Android. Recorrendo à aplicação, qualquer utilizador pode solicitar um serviço de transporte através da app, definindo um conjunto de requisitos prévios, onde pode por exemplo estar a rádio que gostaria de ouvir.



O software regista a localização do passageiro e envia o pedido para o taxista mais próximo do local onde este se encontra. Enquanto espera, o passageiro pode ver num mapa, em tempo real, o trajeto feito pelo táxi que o vai buscar.



O MEO Táxi já estava disponível em 15 cidades. O norte é a região com maior cobertura do serviço, com 11 cidades (que passam agora a 13) com oferta acessível. A sul, Lisboa, Sintra e Vila Franca de Xira são as zonas onde também é possível usar o MEO Táxi, que está igualmente disponível na ilha da Madeira. Estão ligados ao projeto, que foi lançado em setembro do ano passado, 1.400 taxistas.



A aplicação da PT é reforçada um dia depois de ter sido conhecida a decisão judicial que bloqueia o funcionamento da Uber em Portugal. O serviço da empresa norte-americana tem um funcionamento semelhante mas os motoristas envolvidos não são taxistas nem os carros que usam de transporte profissional, diferença que justificam toda a polémica em torno da oferta e as queixas do sector, que agora conduziram ao bloqueio da aplicação de suporte ao serviço.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico