À medida que Portugal avança no processo de desconfinamento, algumas atividades começam a abrir ao público com novas regras para reduzir o risco de propagação e contágio com a COVID-19. O distanciamento social é essencial para um para um regresso à normalidade seguro, e há uma solução tecnológica que promete “fazer frente” às filas nos estabelecimentos comerciais.

Desenvolvido pelo movimento tech4COVID19, o naFila é um sistema de senhas virtuais sem contacto que pode ser utilizado tanto por consumidores, através do smartphone, como por comerciantes.

“Todos nós já chegámos a encontrar filas enormes onde as pessoas não cumprem as recomendações de segurança e distanciamento social da Direção Geral de Saúde”, explica Nuno Góis, responsável do projeto, em comunicado. Além disso, as limitações implicam por vezes um longo tempo de espera em pé, algo que pode pôr em causa a saúde da população em risco.

Assim, o projeto foi concebido para chegar de forma acessível e gratuita ao maior número de pessoas possível. Para usar o sistema precisa apenas de enviar um SMS grátis para o número 4902 com o código da loja onde vai fazer compras e ser-lhe-á atribuída automaticamente uma senha virtual.

Se preferir, poderá também aceder à plataforma do naFila através do browser do seu smartphone. Poderá depois evitar as aglomerações esperar mais longe do estabelecimento em questão. Quando chegar a sua vez, será avisado por SMS ou email.

O sistema já está a ser utilizado em vários estabelecimentos do país em lojas, como a Chicco, a FNAC e a iStore, e em instituições como a clínica Joaquim Chaves Saúde do Cascais Shopping e a União das Juntas de Freguesia de Alcanena e Vila Moreira. Os lojistas e responsáveis por estabelecimentos podem registar-se na plataforma para entrarem em contacto com a equipa que está a implementar o sistema.

A época balnear começa amanhã: Que aplicações pode usar para ir à praia em segurança?
A época balnear começa amanhã: Que aplicações pode usar para ir à praia em segurança?
Ver artigo

A pensar em quem evitar as filas em frente aos supermercados ou farmácias, o tech4COVID19 criou também a Posso ir?. Com o início da época balnear, a aplicação foi recentemente adaptada para disponibilizar aos utilizadores dados sobre o nível de ocupação das praias.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.