No mesmo dia em que a Direção-Geral da Saúde confirma o 31º caso de Coronavírus no país, a portuguesa Mindflow anuncia um novo jogo, desta vez sobre a aprendizagem daquele que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já definiu como uma ameaça de risco muito elevado. A empresa de formação, que aposta em técnicas de gamificação, quer agora informar sobre este vírus, reduzir o alarmismo e desmistificar as questões que têm surgido.

Mas de que forma a startup sediada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, desenvolveu o jogo na sua app oficial Mindflow Academy? Em comunicado, a empresa explica que agrupou um conjunto de informação da DGS e da OMS sobre o que é o coronavírus, os cuidados a ter e algumas das suas consequências.

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Disponível em 16 línguas, o Mindflow Academy está integrado na app gratuita da empresa, disponível na App Store e na Play Store, sendo necessário utilizar o código de registo COVID19. A componente tecnológica foi desenvolvida no Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes.

Tendo como clientes empresas como a Altice, a Glintt ou a Multicare, a Mindflow foi fundada em 2012 e aposta na formação e desenvolvimento especializada em aprendizagem com aplicações móveis, desenvolvimento de software e gamificação.

Numa altura em que os casos de Coronavírus não param de aumentar, são várias as soluções propostas por gigantes tecnológicas, desde as redes sociais Pinterest e Facebook até à subsidiária da Google especializada em inteligência artificial. A DeepMind quer ajudar a travar o surto e afirma que o AlphaFold, o seu sistema de inteligência artificial, poderá ser uma ferramenta-chave, ao prever as estruturas das proteínas do vírus através do seu algoritmo.