A FTC (Federal Trade Commission) alertou a Google e a Apple sobre o risco de três aplicações serem utilizadas por predadores sexuais para encontrar crianças. A Comissão refere que as apps FastMeet, Meet24 e Meet4U, produzidas pela mesma empresa ucraniana Wildec, continham utilizadores menores de idade. A FTC detetou que as aplicações não respeitavam os controlos parentais e violavam as normas de privacidade e proteção online das crianças.
Segundo o Tech Crunch, a FTC enviou uma carta à responsável pelas aplicações, mencionando que as mesmas não preveniam o registo e utilização de menores de 13 anos, além destes serem visíveis por outros utilizadores. Dando um exemplo, a FTC testou a funcionalidade de pesquisa de utilizadores na proximidade do Meet24, sendo listado um jovem que referia ter 12 anos.
A Comissão acusa mesmo a empresa de ter conhecimento e ser complacente da utilização das aplicações por menores, violando as regras de utilização. As plataformas retiraram as respetivas aplicações, que serão vigiadas pela FTC, prometendo voltar a revê-las nos próximos meses para atestar se estão a cumprir as leis.
A publicação refere que mesmo com mecanismos de salvaguarda dos menores, os abusos a crianças através deste tipo de apps continua a ser um caso sério e que o governo britânico está a trabalhar em nova legislação para obrigar à verificação da idade nas aplicações de encontros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários