Com a chegada do Verão, chegam também novas aplicações para experimentar no seu smartphone ou tablet. Esta semana, as escolhas dos “curadores” do SAPO TEK são marcadas por vários jogos: desde uma proposta para os fãs do “desporto-rei” a uma outra a pensar em quem sempre quis fazer parte de uma equipa de salvamento das praias, passando também por um jogo com gráficos pixelizados a fazer lembrar o clássico Pac-Man.

Mas não é tudo: esta semana conta também com um utilitário que o ajudará a gerir o consumo de bateria de uma forma mais sustentável. O confinamento obrigou-nos a procurar ferramentas de videoconferência e agora é possível aceder gratuitamente à versão móvel do Google Meet.

Confira ao detalhe todas as sugestões desta semana

Farto de apps que “roubam” bateria? Há uma app que o ajuda a gerir o consumo de forma mais sustentável

Através da Greenify é possível identificar as aplicações mais “pesadas” e colocá-las automaticamente em modo de hibernação, quando não estão a ser utilizadas.  

Gerir a bateria do smartphone ou tablet não é fácil, em especial, quando existe um manancial de aplicações a consumir recursos de forma sorrateira. Os equipamentos lentos com baterias prestes a “viciar” são um problema para muitos utilizadores e a Greenify pode ajudar a prolongar o tempo de vida útil dos dispositivos e gerir o consumo de recursos de uma forma mais sustentável.

É verdade que é possível ir desligando as aplicações que estão a correr em segundo plano à medida que não são utilizadas, mas a medida acaba por não ser muito prática para quem tem um ritmo de vida muito acelerado e precisa sempre do smartphone para trabalhar. Assim, através da Greenify é possível identificar as apps mais “pesadas” e coloca-as automaticamente em modo de hibernação quando não estão a ser precisas.

How to TEK: Como prolongar a vida útil da bateria do seu smartphone
How to TEK: Como prolongar a vida útil da bateria do seu smartphone
Ver artigo

Caso seja necessário, poderá ainda configurá-la para hibernar aplicações à medida das suas necessidades. Mas atenção: a equipa que criou a Greenify recomenda não aplicar a solução a aplicações que sejam, de facto, demasiado importantes para entrarem em hibernação, como o despertador ou alarmes ou apps que use frequentemente para comunicar com a família ou colegas do trabalho.

A aplicação é gratuita e está disponível para smartphones e tablets Android na Play Store. Caso a bateria seja mesmo o “calcanhar de Aquiles” dos seus equipamentos, o SAPO TEK reuniu no How To TeK alguns conselhos práticos que o ajudarão a prolongá-la e até a melhorar o desempenho dos dispositivos.


Google disponibiliza ferramenta de videoconferências gratuitamente nas versões móveis do Gmail

O Meet vai chegar às apps do Gmail para Android e iOS já nas próximas semanas.

O confinamento obrigou-nos a procurar ferramentas de videoconferência - umas vezes para agilizar a comunicação com colegas de trabalho, outras para colocar a conversa em dia com amigos e familiares. A popularidade destes serviços fez ascender plataformas menos conhecidas, como foi o caso do Zoom, mas as grandes tecnológicas apressaram-se a apanhar o comboio.

Para atrair mais utilizadores para a sua solução, a Google disponibilizou o Meet gratuitamente para toda a gente, no passado mês de maio, e integrou-o no Gmail, para o tornar mais acessível. A app só estava na versão web do serviço de email, mas a empresa anunciou hoje que também a versão mobile do Gmail vai passar a albergar o Meet.

Desta forma, passa a ser possível iniciar videoconferências com os seus contactos, diretamente da caixa de entrada da sua conta de email, tanto no computador, como no smartphone.

Nas próximas semanas, surgirá uma tab intitulada "Meet" na aplicação do Gmail. Dentro desta, aparecerão organizadas todas as reuniões convocadas através do Google Calendar, às quais poderá juntar-se com um simples clique no link da videoconferência.

Poderá igualmente começar novas reuniões instantaneamente com um simples clique, marcar reuniões e obter links partilháveis para que os seus colegas, amigos ou familiares se juntem às videoconferências.

Note que a nova tab do Meet pode ser ocultada no menu das definições.

Para que não se perca nas funcionalidades do Meet, a Google lançou um pequeno manual de introdução à ferramenta. A tecnológica explica-lhe ainda como fazer o melhor uso da ferramenta em contextos profissionais.


Livres à Cristiano Ronaldo? É no Perfect Kick 2

Neste jogo competitivo online os jogadores enfrentam-se em partidas com menos de três minutos. Mas só vale tentos de bola parada.

Há muitas propostas de futebol disponíveis no mercado, mas por norma controlamos toda a equipa ou apenas uma das suas estrelas. Mas em Perfect Kick 2 só contam os golos de bola parada. Este título insere-se no género de embates 1x1, exclusivamente para ser jogado online com outros jogadores em todo o mundo.

Cada partida dura menos de três minutos e o objetivo é marcar o máximo de golos possíveis nas jogadas que cada um tem oportunidade de participar.

O jogo oferece a oportunidade de aumentar e melhorar o estádio, desbloquear acessórios que dão mais energia aos jogadores, permitindo rematar com mais força e de forma certeira. No entanto, há alguns obstáculos que se calhar não iria encontrar num estádio de futebol, tais como um remoinho a fazer de barreira num livre.

Perfect Kick 2 pode ser obtido gratuitamente em versões Android e iOS.


Este verão pode fazer parte da guarda costeira. Para isso tem de cumprir as missões deste jogo

Calor, areia e mar: É neste ambiente que terá de enfrentar desafios, entre os quais apagar incêndios ou encontrar pessoas.

Se sempre quis fazer parte de uma equipa de salvamento das praias esta é a sua oportunidade para o fazer de forma virtual. Com o jogo Coast Guard: Beach Rescue Team, torne-se membro da guarda costeira e resolva as missões que terá pela frente.

De carro, barco ou motas, o jogo apresenta-lhe 25 desafios, algumas deles apenas vai conseguir ultrapassar com a ajuda de binóculos. Apagar incêndios, encontrar pessoas ou objetos são algumas das tarefas.

Tal como um verdadeiro profissional, receberá dinheiro em troca, neste caso moedas virtuais. Cada vez que desempenhar bem uma tarefa será recompensado.

O jogo é gratuito e está disponível para Android e iOS.


Tomb of the Mask é um jogo divertido e simples. Só que por vezes pode ficar complicado

Com gráficos pixelizados a fazer lembrar o clássico Pac-Man, em Tomb of the Mask controlamos um pequeno “viajante” para comer pontos, moedas e estrelas.

O objetivo é movimentar-se em níveis “labirínticos” fechados, recolhendo pontos moedas e estrelas pelo caminho até à saída, enquanto se desvia - claro - de algumas armadilhas e inimigos.

Um outro aspeto que pode dificultar a missão, é que os movimentos do viajante, controlados pelo swipe que fazemos no ecrã, são “a direito”, ou seja, não é possível mudar de direção a meio do caminho, o que exige rapidez e antecipação na leitura do percurso.

Há itens que podem aprimorar ajudar a ultrapassar os obstáculos que pode ir comprando com os pontos que acumula ou com a visualização de publicidade, como escudos, energia ou mesmo duplicadores de pontuação.

Tomb of the Mask tem então versão gratuita com anúncios, além da versão Premium paga. Está disponível tanto para Android como para iOS.


Já conhece o Brave? É um browser “diferente” que pode descarregar para o seu smartphone

O Brave apresenta como porta estandarte a privacidade, mas aposta noutro elemento diferenciador face à grande parte dos concorrentes: paga aos utilizadores que naveguem pela internet com ele.   

Sem plugins externos ou configurações necessárias, o objetivo do Brave é impedir que os seus utilizadores sejam rastreados por anúncios ou “perseguidos” por pop-ups e infetados por malware.

Além de integrar AdBlocker, os criadores do Brave apostaram também nas principais funcionalidades de privacidade e segurança, como HTTPS Everywhere, bloqueio de scripts, bloqueio de cookies de terceiros e páginas privadas.

Além da proteção da privacidade e da segurança, estes bloqueios servem ainda um outro propósito: transformar o ecossistema de anúncios online com micro pagamentos e uma nova solução de divisão das receitas.

Trocado por miúdos, o Brave impede publicidade de terceiros com o objetivo de rentabilizar os seus próprios anúncios, “pagando” a todas as partes envolvidas, utilizadores incluídos.

Para isso é necessário ativar o Brave Rewards, que irá atribuir BATs pela visualização de publicidade, com um valor associado à criptomoeda Ethereum.

O Brave Browser é gratuito e está disponível para dispositivos móveis com o sistema operativo Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.