Com as aplicações que lhe sugerimos esta semana pode aprender línguas através de um jogo, gerar informação contextual que o vai ajudar a compreender a paisagem que observa, controlar o smartphone ou o tablet do seu filho ou adormecer num instante, entre outras propostas para ler e ver já a seguir.

LingoDeer: Como aprender japonês e mandarim através de um jogo

A app LingoDeer transforma as lições de idiomas em mini-jogos e atividades mais divertidas, aligeirando a dificuldade na aprendizagem das línguas e gramática de mandarim, japonês e coreano.

Os elementos de “gamificação” são cada vez mais utilizados em atividades que se podem revelar mais complexas e até aborrecidas. A app LingoDeer transforma as lições de idiomas em mini-jogos e atividades mais divertidas, aligeirando a dificuldade na aprendizagem das línguas e gramática mandarim, japonês e coreano.

As pequenas aulas interativas foram supervisionadas por professores, criando aulas interativas e exercícios para desenvolver a capacidade de leitura, a audição dos termos, a fala e até a escrita dos símbolos dos respetivos alfabetos. Apenas são pedidos 10 minutos de empenho por dia para aprender um pouco sobre os idiomas que lhe interessem.

Segundo as características da aplicação, esta contém mais de 2.000 palavras e frases mais utilizadas, ao nível intermediário, divididos em 150 aulas. O jogo utiliza ainda imagens e sons associados aos termos para que seja mais fácil aprender.

Pode fazer o download do LingoDeer nas versões iOS e Android.

Perceba o que esconde a paisagem com a Horizon Explorer

Esta aplicação recorre à realidade aumentada para gerar informações contextuais (distância, altura, nome e localização) que o vão ajudar a compreender a paisagem que observa. A Horizon Explorer é gratuita e está disponível para iOS e Android.

A Horizon Explorer é uma das últimas aplicações desenvolvidas com base no ARCore, o sistema de realidade aumentada da Google. A app funciona serve para conferir uma dimensão contextual à paisagem para que a consiga perceber para além daquilo que os olhos enxergam.

Graças às potencialidades da realidade aumentada, a aplicação consegue analisar o terreno e fornecer informações adicionais aos elementos que o compõem. Se focar uma montanha longínqua, a app calcula a distância, a altura e a localização do corpo geológico num mapa.

Note, no entanto, que a Horizon Explorer não funciona apenas com marcos naturais. Se quiser identificar ou consultar informação contextual relativa a monumentos feitos pelo Homem, ou a outros pontos de interesse populares, a aplicação funciona igualmente bem.

tek mapa horizon explorer

Adicionalmente, também é possível projetar um mapa tridimensional de alguns dos pontos identificados pela app, para o explorar através do seu smartphone.

A app está disponível para Android e iOS, de forma gratuita (e sem publicidade), mas funciona apenas com os equipamentos que apresentam suporte para a plataforma ARCore, da Google.

Já pode usar a app Family Link da Google para controlar o smartphone ou o tablet do seu filho

A aplicação de controlo parental acaba de ser disponibilizada num conjunto de novos países em que se inclui Portugal.

Depois de ter começado por ser disponibilizada nos Estados Unidos, a Family Link chega agora a um conjunto de mais de 30 países, e nomeadamente a Portugal. A app de controlo parental da gigante tecnológica permite-lhe criar uma conta Google para a criança que funciona como se fosse a sua, com acesso à maioria dos serviços Google, e que o ajuda a definir algumas regras digitais básicas.

Permite, por exemplo, aprovar ou bloquear as aplicações que os mais novos pretendam transferir da Play Store e controlar quanto tempo estes passam nas respetivas aplicações favoritas, através de relatórios semanais ou mensais.

Pode também definir limites diários para o tempo de utilização, assim como bloquear os dispositivos remotamente quando for hora de dormir ou achar que é o momento de fazer uma pausa.

Para utilizar a Family Link, o telefone ou tablet da criança tem de ser Android. A lista de dispositivos compatíveis pode ser consultada em http://families.google.com/familylink/setup. Além disso é preciso criar uma conta Google. Do lado do adulto também é necessário existir um dispositivo compatível, Android ou iOS, assim como uma conta Google própria.

A Google Family Link está disponível para o sistema operativo móvel da Google e da Apple.

Tem dificuldades em dormir? Shhh... temos uma app para si

A aplicação Shhh… Sleep in Seconds promete ajudá-lo a adormecer em um piscar de olhos.

Podem ser muitos os motivos que tornam a tarefa de dormir quase hercúlea, seja ela uma mente a funcionar a mil ou um novo bebé na família que transforma o seu tempo de almoço na única hora possível para descansar.

Com a Shhh… Sleep in Seconds só tem que escolher se quer dormir à noite, fazer uma power nap ou ter uma pequena ajuda para descansar nas viagens de avião.

A aplicação usa um conjunto de frequências de áudio e sons diferentes (desde vento, grilos, barulho de fogueiras ou do oceano) que ajudam o utilizador, com o auxílio de uns auscultadores, a relaxar e a fazer Shhh.

A app está disponível quer para Android quer para iOS.

Tem o telefone cheio de fotografias indesejadas? Marque uma consulta com o Gallery Doctor

A aplicação pretende facilitar a limpeza do smartphone com fotografias estragadas e é capaz de aprender com as escolhas do utilizador.

Por vezes acumulam-se centenas e milhares de fotografias, desde que haja espaço na memória raramente ocorre a preocupação de limpar o sistema. Mas quando dá conta ou começam a aparecer as notificações de falta de espaço, a tendência é correr a apagar fotos, por vezes sem backup, levando a um arrependimento.

É nesse sentido que a aplicação Gallery Doctor pode ajudar os utilizadores a identificar automaticamente fotografias indesejadas, limpando-as através de um algoritmo que aprende ao longo do tempo.

O sistema deteta fotos que estejam tremidas ou embaciadas, que sejam demasiado escuras ou de baixa qualidade, assim como imagens duplicadas presentes na memória. Depois de detetar as imagens mediante estes critérios, será o utilizador a decidir no fim quais as que mantém ou descarta, arrastando o dedo no ecrã para o respetivo lado.

Os criadores garantem que a app consegue libertar em média até 32% de espaço na memória, melhorando a performance do sistema. Pode fazer o download da aplicação na versão Android.