Um novo estudo da Kaspersky dá agora a conhecer quais foram as aplicações e os conteúdos online que mais chamaram a atenção das crianças durante os meses de Verão. Entre junho e agosto, a popularidade de apps como o YouTube e o TikTok cresceu entre os mais novos, superando o WhatsApp e o Instagram.
A empresa de cibersegurança, que analisou dados anónimos disponibilizados voluntariamente pelos utilizadores da Kaspersky Safe Kids acerca das pesquisas feitas, aplicações mais populares em Android e categorias dentro dos websites, revela que, em Portugal, as crianças dedicaram a maior parte do tempo ao YouTube (29,62%), seguindo-se o TikTok (18,17%), que conseguiu superar o WhatsApp (12,71%).
Clique nas imagens para mais detalhes
O padrão repercutiu-se a nível global, se bem que de forma pouco acentuada, invertendo a tendência verificada entre novembro de 2020 e abril de 2021 em que o WhatsApp era líder de utilização.
Os investigadores notam que, dentro do território ibérico, existiu uma discrepância face à utilização do Instagram. Em Espanha a aplicação ocupou o quarto lugar na lista de utilização, enquanto que, em Portugal, a aplicação ficou em sétimo lugar, correspondendo a um valor percentual de 4,87%.
No que toca a pesquisas, em Portugal, os conteúdos relacionados com software, áudio e vídeo representaram quase metade das visitas a websites (42,9%), seguindo-se compras online (21,55%) e videojogos (17,55%), verificando-se uma certa homogeneidade entre os vários países europeus no que respeita a hábitos de utilização.
Olhando para o panorama internacional, as principais atividades que estão dentro do leque de interesses das crianças foram os vídeos e o Youtube, em particular as pesquisam relacionadas com videojogos (32,3%), entre “Walkthroughs” e “Lets´s Play”.
Na categoria de vídeos “Lets´s Play”, os jogadores mais populares a nível mundial foram os ingleses SSundee e MrBeast Gaming. No que respeita aos jogos mais populares entre as crianças, destacam-se Minecraft (25,9%), seguindo-se Brawl Stars (4,9%) e Roblox (4,6%).
Os investigadores explicam que a segunda tendência-chave no universo juvenil foi a música: 18,4% das pesquisas no Youtube estiveram relacionadas com artistas e videoclips. A canção mais popular entre os jovens durante o período em análise foi “Astronaut In The Ocean”, do artista Masked Wolf, e os intérpretes mais procurados Ariana Grande e Lil Nas X.
A mais recente edição do Festival da Eurovisão também foi popular entre faixas etárias mais jovens. O grupo italiano Maneskin passou a ser uma das bandas mais populares do mundo entre os jovens, com as canções “Beggin’”, “I wanna be your slave” e “Zitti e buoni” a serem as mais pesquisadas no YouTube.
Destaca-se ainda a popularidade “explosiva” da faixa “Simple Dimple Pop It”, acerca dos populares fidget toys, que se tornou viral no TikTok, mas também no YouTube.
A pensar nos pais que querem que os seus filhos tenham uma experiência mais positiva na Internet, a Kaspersky deixa algumas recomendações. Os especialistas indicam, por exemplo, que os pais devem navegar online com os seus filhos, para que haja uma aprendizagem conjunta.
Os pais devem também manter-se atentos aos locais online onde os mais novos passam a maioria do seu tempo, dedicando mais tempo à comunicação acerca das medidas de segurança na Internet.
Caso considerem a possibilidade de descarregar aplicações de controlo parental, os pais devem falar abertamente com os seus filhos acerca deste tema, de modo a explicarem como funcionam estas soluções e porque necessitam das mesmas para permanecerem seguros online.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários