O Shazam veio resolver um problema milenar. Ao dar-nos a possibilidade de descobrir qual a música que estamos a ouvir, poupou anos da frustração que é deixar escapar pelos dedos uma faixa que nos faz arregalar os olhos ou iniciar uma pequena dança de forma quase inconsciente. A proposta de valor da app é exatamente essa: dar um nome às músicas que ouvimos, principalmente quando é difícil sabê-lo de outra forma, seja porque esta toca no rádio ou porque está a fazer ambiente numa qualquer loja onde entremos. O Shazam funciona em todas essas ocasiões e a Apple, empresa detentora da app, vai agora levá-la para os browsers.

A ferramenta, ainda em fase beta, está já a funcionar no Safari, Chrome e Firefox, tanto em computadores com macOS, como nos que funcionam com base em Chrome OS. Os utilizadores de máquinas Windows ainda não conseguirão aceder a esta opção.

Desta forma, passa a ser possível identificar a música que está a tocar no seu computador, seja numa app de streaming ou no próprio browser. Da primeira forma, não era complicado decifrar que faixa estava a ser reproduzida, mas o mesmo não se pode dizer das músicas que surgem online, seja nos sites que visitamos, nas transmissões de rádio ou nos vídeos que vemos.

tek shazam

Importa ainda sublinhar que a versão iOS da app foi inteiramente renovada, principalmente no capítulo no design. Recorde-se que em novembro, a Apple adicionou um atalho para a identificação de músicas via Shazam no Centro de Controlo da edição 14.2 do seu sistema operativo móvel.

Esta nova versão da app está mais focada na música, não só porque o ecrã principal está agora mais simples, o que dá maior destaque o botão que ativa a tecnologia de identificação de músicas do Shazam, mas também porque passou a bastar um swipe para que o utilizador possa aceder à sua música.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.