Os videojogos para smartphones tornaram-se ainda mais populares durante o isolamento devido à pandemia de COVID-19. E dentro do crescimento, destaca-se a categoria dos jogos casuais que receberam um aumento de 45% de novos jogadores, avança um estudo da App Annie. A facilidade com que qualquer utilizador de smartphones pode aceder aos jogos, acabou por ditar o sucesso da plataforma como instrumento para as pessoas passarem o seu tempo livre em casa.

Durante o período de isolamento social, o número de downloads semanais de jogos mobile chegou aos 1,2 mil milhões, atingindo um novo recorde. Em março deste ano, o número de downloads feitos por gamers de todo o mundo aumentou 35% face ao valor registado em janeiro. Contas feitas, os jogadores gastaram cerca de 19 mil milhões de dólares em jogos para equipamentos mobile durante o segundo trimestre de 2020, aquele que é considerado o maior trimestre de sempre.

Apesar de todas as categorias terem crescido, desde os jogos de ação aos focados na componente multijogador, a App Annie destaca o gaming casual. Esta categoria viu um crescimento de 45% em comparação com o ano passado, durante o primeiro semestre de 2020. A especialista chama a atenção das empresas para esta tendência e oportunidades de expandir o seu portefólio nesse sentido.

Veja no quadro os jogos casuais com maior sucesso nos diferentes mercados durante o primeiro semestre de 2020. 

tek app annie

O que é curioso é que mesmo com computadores e consolas em casa, durante o isolamento as pessoas continuam a usar os seus smartphones para jogar videojogo. Por um lado, por uma questão de conveniência, de poder aceder a um jogo no sofá, sem ter que ligar nada. Mas por outro, é mencionado que a qualidade das ofertas é cada vez melhor. Nos Estados Unidos, durante o primeiro semestre, os utilizadores jogaram mensalmente cerca de 13% mais que em 2019. E se olharmos para a Índia, o crescimento foi bem superior, de 35%. A especialista refere que jogadores “core” também terão migrado das consolas para o mobile.

Além do crescimento do consumo dos títulos mobile, muitos utilizadores viraram-se para jogos entre amigos, nomeadamente aqueles que foram adaptados de tabuleiro. O Scrabble GO cresceu 455% em França e um aumento de 375% no Canadá, no tempo usado a jogá-lo no segundo trimestre em smartphones Android. Outros exemplos de jogos casuais que cresceram no segundo trimestre foram Save the Girl, Coin Master e claro Roblox. Brain Test: Tricky Puzzles também cresceu substancialmente em países como o Brasil, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, França e outros mercados durante o primeiro semestre.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.