O Facebook está a notificar os utilizadores do Instagram e Messenger que diferentes recursos das apps estão temporariamente indisponíveis na Europa. Tal como a rede social explica numa mensagem de alerta nas plataformas, a razão prende-se com "o respeito de novas regras dos serviços de mensagens na Europa".

Se tem uma conta profissional no Instagram, por exemplo, deixou de ter acesso a um recurso das estatísticas das publicações. A rede social deixou de divulgar o número de vezes que um determinado post é partilhado através de mensagens.

O SAPO TeK também foi alertado para a indisponibilidade de vários recursos na conta de Instagram.

Recursos indisponíveis no Instagram
Alerta do Instagram na conta do SAPO TeK

Na página Centro de Ajuda para Negócios, o Facebook explica que "determinados anúncios relacionados com mensagens, opções de definição do público-alvo e públicos para anúncios publicados para e a partir da Europa vão estar indisponíveis".

No que diz respeito a todos os tipos de contas, profissionais ou não, os utilizadores podem não conseguir usar stickers, de acordo com o Facebook. Já no Messenger, as sondagens deixaram de estar disponíveis.

A decisão da rede social surge no seguimento das implementações nacionais que estão a ser adotadas como parte da directiva europeia sobre privacidade e comunicações electrónicas. Esta inclui medidas mais restritas relativas ao tratamento de dados pessoais.

Ao The Verge, um porta voz do Facebook garantiu que os recursos vão estar disponíveis "muito em breve".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.