O Facebook está a notificar os utilizadores do Instagram e Messenger que diferentes recursos das apps estão temporariamente indisponíveis na Europa. Tal como a rede social explica numa mensagem de alerta nas plataformas, a razão prende-se com "o respeito de novas regras dos serviços de mensagens na Europa".
Se tem uma conta profissional no Instagram, por exemplo, deixou de ter acesso a um recurso das estatísticas das publicações. A rede social deixou de divulgar o número de vezes que um determinado post é partilhado através de mensagens.
O SAPO TeK também foi alertado para a indisponibilidade de vários recursos na conta de Instagram.
Na página Centro de Ajuda para Negócios, o Facebook explica que "determinados anúncios relacionados com mensagens, opções de definição do público-alvo e públicos para anúncios publicados para e a partir da Europa vão estar indisponíveis".
No que diz respeito a todos os tipos de contas, profissionais ou não, os utilizadores podem não conseguir usar stickers, de acordo com o Facebook. Já no Messenger, as sondagens deixaram de estar disponíveis.
A decisão da rede social surge no seguimento das implementações nacionais que estão a ser adotadas como parte da directiva europeia sobre privacidade e comunicações electrónicas. Esta inclui medidas mais restritas relativas ao tratamento de dados pessoais.
Ao The Verge, um porta voz do Facebook garantiu que os recursos vão estar disponíveis "muito em breve".
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários