Mais de metade dos utilizadores do Instagram visitam todos os meses a tab explorar e agora a plataforma do Facebook diz apresentar pela primeira vez a visão geral do funcionamento deste sistema. E numa altura em que recomendar o conteúdo mais relevante entre milhares de milhões em tempo real e numa grande escala é um desafio cada vez maior, a app recorre a um sistema de machine learning que diz estar em constante aperfeiçoamento.

Permitindo ao utilizador descobrir novas fotografias, vídeos e histórias que, supostamente, correspondem aos interesses dos utilizadores, a tab recorre a um sistema de inteligência artificial que extrai 65 mil milhões de recursos e faz 90 milhões de previsões de modelos a cada segundo.

Já pode sinalizar conteúdo que pensa ser falso no Instagram. Depois a plataforma decide o veredicto final
Já pode sinalizar conteúdo que pensa ser falso no Instagram. Depois a plataforma decide o veredicto final
Ver artigo

Não se focando naquilo que os utilizadores poderão gostar de ver, mas sim nas contas que os poderiam interessar, o Instagram identifica contas que são semelhantes entre si, adaptando um método comum de machine learning. Para fazer as recomendações, o sistema começa por analisar as contas principais, com as quais os utilizadores interagiram no passado, colocando um gosto ou salvando o seu conteúdo. De seguida, a plataforma identifica contas semelhantes a essas e, a partir delas, seleciona 500 partes desse conteúdo.

O Instagram garante que depois dessa tarefa os “candidatos” são filtrados, sendo excluído qualquer tipo de conteúdo relacionado com spam, informações incorretas e "provável conteúdo que viola a política", sendo as restantes publicações classificadas com base na probabilidade de o utilizador interagir com cada uma. Por fim, as 25 principais publicações são introduzidas na primeira página do explorar do utilizador.

Facebook abre “temporada de caça” a vulnerabilidades no Instagram
Facebook abre “temporada de caça” a vulnerabilidades no Instagram
Ver artigo

Ainda assim, o The Verge nota que o Instagram não está a ser completamente transparente, já que não especifica que sinais são usados para identificar spam ou desinformação.

De qualquer forma, pode sempre melhorar o “trabalho” do sistema do Instagram. Para isso, basta escolher a opção “Sem interesse nesta publicação” no menu do lado superior direito de cada publicação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.