A iniciativa é do município de Viana do Castelo e quer promover a consulta e também o registo de observações de várias espécies animais e plantas em Portugal numa plataforma de ciência cidadã onde todos são incentivados a participar. Basta instalar a aplicação para poder consultar a informação que está disponível, mas se identificar uma nova espécie pode fazer o registo também, com a localização e a fotografia.

A plataforma já está online desde 2018 e tem registo de 780 observações, com 267 espécies registadas e validadas pelos parceiros científicos. As mais observadas são o Guarda-rios e o Pica-pau-malhado. Aliás, as  aves são o grupo com mais registos, contando já com 308 observações, seguidas dos insetos, com 122 observações, e dos anfíbios, com 39 observações.

O objetivo é também ajudar a identificar espécies exóticas invasoras, que podem colocar em perigo a biodiversidade.

A BioRegisto  resulta do projeto ‘’Recuperação Ecológica de Áreas Classificadas do Município de Viana do Castelo’’ financiado pelo Programa Operacional - Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

A aplicação está disponível gratuitamente para iPhone na loja da Apple e para Android na Google Play. Pode ainda usar a versão browser, que exige um registo na plataforma.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.