
A iniciativa é do município de Viana do Castelo e quer promover a consulta e também o registo de observações de várias espécies animais e plantas em Portugal numa plataforma de ciência cidadã onde todos são incentivados a participar. Basta instalar a aplicação para poder consultar a informação que está disponível, mas se identificar uma nova espécie pode fazer o registo também, com a localização e a fotografia.
A plataforma já está online desde 2018 e tem registo de 780 observações, com 267 espécies registadas e validadas pelos parceiros científicos. As mais observadas são o Guarda-rios e o Pica-pau-malhado. Aliás, as aves são o grupo com mais registos, contando já com 308 observações, seguidas dos insetos, com 122 observações, e dos anfíbios, com 39 observações.
O objetivo é também ajudar a identificar espécies exóticas invasoras, que podem colocar em perigo a biodiversidade.
A BioRegisto resulta do projeto ‘’Recuperação Ecológica de Áreas Classificadas do Município de Viana do Castelo’’ financiado pelo Programa Operacional - Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).
A aplicação está disponível gratuitamente para iPhone na loja da Apple e para Android na Google Play. Pode ainda usar a versão browser, que exige um registo na plataforma.
Em destaque
-
Site do dia
Precisa de enviar uma grande quantidade de ficheiros a algum contacto? Experimente o Wormhole -
App do dia
O Lungo é um jogo que ajuda a passar o tempo e a “ginasticar” o cérebro -
Montra TEK
14 smartphones 5G e um tablet que já pode comprar em Portugal -
How to TEK
Precisa de traduzir um documento? Descubra como fazê-lo diretamente no Google Docs -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários