Um novo estudo da App Annie, especialista em analítica e dados de mobile, revela que entre o primeiro trimestre de 2019 e o primeiro de 2021, o tempo despendido com aplicações para smartphones cresceu até 80%, com uma média de 4,2 horas de utilização por dia, a nível global. Foi o caso da Índia, que registou este máximo de crescimento, embora não seja o país com a maior média de horas do estudo. A Indonésia lidera a lista dos que passam mais tempo com aplicações, com 5,5 horas (+45%), seguindo-se o Brasil com 5,1 horas (+35%) e a Coreia do Sul com 5 horas (+30%) em equipamentos Android.
O relatório refere que devido a pandemia da COVID-19, que obrigou as medidas de confinamento, houve alterações nos hábitos de consumo dos utilizadores, que passaram a utilizar mais as apps dos seus smartphones. No primeiro trimestre do ano, a média de 4 horas por dia de utilização foi registado pela primeira vez nos Estados Unidos, Turquia, México e Índia.
Mas quais são as apps que motivaram o crescimento do tempo frente ao smartphone? A especialista afirma que pouco ou nada mudou no que diz respeito ao domínio das redes sociais, com o TikTok, YouTube e o Facebook à frente. E por serem quase sempre as mesmas no topo das apps mais descarregadas, a App Annie regista agora aquilo que chama as “breakout apps”, as aplicações que registam picos entre cada trimestre em diferentes mercados, em iOS e Android, passíveis de ditar novas tendências.
No primeiro trimestre do ano, o mercado ocidental observou o crescimento de aplicações seguras de messaging, tais como o Signal e o Telegram, o primeiro a destacar-se no topo no Reino Unido, Alemanha e França; já o Telegram chegou ao nono posto no Reino Unido, sétimo nos Estados Unidos e quinto em França. No mesmo período registou-se também um crescimento em aplicações dedicadas ao investimento e transações, salientando-se as apps de criptomoedas Coinbase, Binance e Upbit. Já o Paypal foi a “breakout app” no Japão e a Robinhood chegou ao segundo lugar nos Estados Unidos.
O Clubhouse também consta nas listas de destaque em mercados como a Alemanha e Japão. Mas na China, salientaram-se as aplicações de vídeo, como o TikTok, Kwai, CapCut e iQIYI.
No que diz respeito a videojogos, o recém-lançado Crash Bandicoot: On the Run tornou-se um “breakout app” em diversos mercados importantes, em apenas uma semana de lançamento do fecho do trimestre, valendo-lhe 21 milhões de downloads. Outro dos grandes jogos do trimestre foi High Heels, um jogo casual que ganhou fama em diferentes mercados devido às constantes partilhas na rede social TikTok. Na China, o Call of Duty: Mobile continua a liderar, mas a nível mundial o Phone Case DIY é o jogo com maior destaque.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários