A equipa do Instagram está a testar aquilo a que chama de “Lista de Favoritos”, uma possibilidade que é nada mais nada menos que uma lista de amigos escolhida a dedo pelo utilizador e com quem este pode partilhar conteúdo específico que não estará visível para mais nenhum instagramer.

Nem sempre queremos que determinada fotografia seja vista por todas as pessoas que nos seguem, e é isso que a funcionalidade “Favoritos” vai permitir: selecionar quem é que pode ver determinado conteúdo, dando maior controlo e privacidade às partilhas de cada um.

tek grupos instagram

Segundo Robby Stein, líder de produto no Instagram, citado pelo The Verge, que avança a notícia, “as pessoas estão a tentar criar audiências mais pequenas ‘hackeando’ o Instagram e nós estamos a tentar reconhecer isso”, explicou referindo-se às contas privadas que alguns utilizadores decidem criar para partilharem conteúdos exclusivamente com um determinado grupo de amigos.

 

A funcionalidade está a ser desenvolvida há mais de um ano e começou agora a ser testada por um pequeno grupo de utilizadores. No entanto, é bastante provável que seja disponibilizada para todos os que possuem conta no Instagram nos próximos meses. “Queremos mesmo acertar nisto”, declarou Stein ao The Verge.

A aplicação terá de sofrer grandes mudanças para que a nova funcionalidade seja implementada. Ao criar uma nova publicação, o utilizador vai encontrar a opção de partilhar com os favoritos e, ao escolher esta opção, vai surgir uma indicação, a verde, de que a publicação está a ser partilhada apenas com o grupo restrito.

Não existe um número limite de utilizadores para adicionar à lista, mas a empresa calcula que cada pessoa adicione entre 10 a 30 pessoas aos favoritos.

O Instagram está disponível para Android e iOS e as novas funcionalidades devem chegar a todos os utilizadores ainda em 2017.