No ano passado o serviço de mensagens instantâneas da Meta lançou uma funcionalidade que estava no top dos pedidos dos utilizadores, permitindo que as mensagens desaparecessem ao fim de 7 dias. Mais tarde veio ainda a "afinar" este recurso, com a possibilidade das mensagens serem automaticamente apagadas após 24 horas ou 90 dias.

Agora a imprensa internacional adianta que o WhatsApp está a trabalhar num sistema ainda mais radical, com a possibilidade das mensagens se autodestruírem depois de serem vistas apenas uma vez, sendo apagadas da lista do remetente e do destinatário. Esta possibilidade já tinha sido aplicada para as fotografias e vídeos, mas agora pode ser aplicada a texto.

Tudo indica que a funcionalidade já faz parte da última versão beta do WhatsApp para Android, que não permite reencaminhar a mensagem recebida, nem fazer captura do ecrã.

Atualmente, nas fotografias e vídeos, a funcionalidade de exibição única é ativada escolhendo uma foto ou vídeo para enviar e, em seguida, tocando no ícone do lado direito do símbolo de legenda. Para mensagens de texto, existe atualmente um ícone de botão de envio especial com um cadeado adicionado, embora o design possa mudar assim que o recurso sair da versão beta.

A privacidade das mensagens, com a encriptação dos dados, tem sido uma das bandeiras do WhatsApp desde o lançamento do serviço, mas a mudança da política de privacidade e a possibilidade das autoridades norte americanas terem acesso às comunicações fez com que muitos utilizadores procurassem serviços alternativos, entre os quais o Telegram.

Um estudo recente mostra que as plataformas da Meta se destacam pela negativa pela fuga de dados e burlas e ainda recentemente foi conhecido um novo ataque que terá permitido o roubo de dados de 2,2 milhões de portugueses