O WhatsApp anunciou esta segunda-feira uma nova opção para gerir mensagens na rede social, que alarga o leque de possibilidades à disposição de quem usa a rede social, para fazer desaparecer as mensagens trocadas em conversas ao fim de algum tempo.

Recorde-se que esta funcionalidade já estava disponível há cerca de um ano. Começou por permitir apenas a definição de mensagens temporárias com um prazo de validade de sete dias, ao fim dos quais estas eram apagadas. Passa agora também a ser possível predefinir o serviço para apagar as mensagens trocadas ao fim de 24 horas, ou de 90 dias.

“Ativar as mensagens temporárias permite configurar as mensagens para desaparecerem 24 horas, 7 dias ou 90 dias após o envio das mesmas. A escolha mais recente afetará apenas as novas mensagens da conversa”, explica a rede social.

A opção só vale para novas mensagens, ou seja, não é possível ativar a funcionalidade e fazer desaparecer as mensagens trocadas antes dessa ativação, numa qualquer conversa. Nas novas conversas, e sempre que a opção está ativa, o serviço passa a exibir uma mensagem informando que as mensagens trocadas são temporárias. O utilizador tem sempre a possibilidade de alterar essa definição, conversa a conversa. Nas conversas de grupo, qualquer participante pode transformar as mensagens trocadas em temporárias, mas o administrador do grupo pode “trancar” essa opção e passar a geri-la.

tek Whatsapp

Uma curiosidade, já criticada, desta nova opção da rede social da Meta, é o facto de a predefinição de validade das mensagens, quando ativa, valer independentemente do utilizador aceder ou não com frequência à rede social. Isto é, nas conversas com mensagens que só duram 24 horas, se o utilizador passar um dia sem entrar no WhatsApp, quando abrir a app vai ver a notificação das mensagens por ler, mas quando tentar lê-las não vai conseguir, porque o prazo expirou.

“Se um utilizador não abrir o WhatsApp durante um período de 24 horas, 7 dias ou 90 dias, a mensagem desaparecerá da conversa. No entanto, a pré-visualização da mensagem poderá continuar a ser apresentada na área de notificações até o utilizador abrir o WhatsApp”, confirma a rede social.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.