A funcionalidade poderá ser lançada numa futura atualização da app de mensagens e, através dela, surgirá um botão dedicado, que resume o conteúdo através do Meta AI, quando os utilizadores recebem um determinado número de novas mensagens.

A novidade tira partido da arquitetura de processamento privado que a Meta está a desenvolver. A tecnologia foi concebida para permitir a implementação de funcionalidades com IA, mas sem comprometer a privacidade dos utilizadores.

WhatsApp | Resumos de mensagens
WhatsApp | Resumos de mensagens créditos: WABetaInfo

Como avança o portal WABetaInfo, a nova arquitetura vai usar ligações encriptadas, ambientes seguros, credenciais anónimas e pedidos verificados para garantir a confidencialidade das mensagens.

No caso da funcionalidade de resumos, a tecnologia de processamento privado vem assegurar que o conteúdo das mensagens não é partilhado com o WhatsApp, com a Meta, ou com empresas terceiras.

Note-se, no entanto, que a funcionalidade não estará disponível para mensagens “trancadas” através da nova opção de privacidade avançada de conversa, que chegou oficialmente ao WhatsApp no final de abril.

WhatsApp vai permitir videochamadas a quem acede através do browser
WhatsApp vai permitir videochamadas a quem acede através do browser
Ver artigo

Além de resumos de mensagens, o WhatsApp está também a preparar uma funcionalidade para chamadas de voz e vídeo diretamente a partir do browser, numa opção pensada para aproximar a experiência daquilo que já é possível fazer com outras ferramentas do género, como Teams.

Neste caso, a novidade já está a ser testada e ficará disponível mais à frente para a generalidade dos utilizadores, com uma próxima atualização da aplicação que não tem data para acontecer nem confirmação.