O WhatsApp disponibilizou a sua atualização beta para Android 2.19.73. A principal novidade, embora ainda não esteja disponível, é a possibilidade de efetuar uma pesquisa de imagem para ajudar o utilizador a avaliar se se trata ou não de “fake news”, segundo o site WABetaInfo.

Como se pode ver, ao receber uma imagem será dada ao utilizador a opção de a pesquisar (Search Image):

tek whats1

Após confirmação, é efetuada uma pesquisa da imagem no Google:

tek whats1
tek whats1

O WhatsApp utilizará então os APIs oficiais do Google para encontrar imagens iguais ou semelhantes, abrindo automaticamente o browser para mostrar os resultados. Desta forma, o utilizador poderá ler informação relacionada com a imagem e assim melhor compreender se se trata de uma foto real ou de “fake news”.

A função está ainda em fase de desenvolvimento, mas de acordo com o WABetaInfo não parece ter qualquer bug. Aguarda-se assim uma confirmação oficial por parte do WhatsApp, bem como a indicação de uma possível data para o seu lançamento.

Esta nova opção vem reforçar a ideia da existência de uma aposta firme do WhatsApp no combate às “fake news”. Recordamos que, recentemente, o serviço limitou o reenvio de mensagens a cinco contactos, numa tentativa de travar a partilha de informação falsa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.