O WhatsApp está a limitar globalmente os reenvios de mensagens a um máximo de cinco contactos, tentando travar a partilha de informação falsa. Uma atualização lançada esta segunda-feira já ativou a alteração para os utilizadores com dispositivos Android.

tek whatsapp

A seguir ficará disponível para os equipamentos com o sistema operativo iOS.

Até agora, cada pessoa podia reenviar uma mensagem a 20 pessoas ou grupos, mas já havia prazo para as “regras” mudarem. O limite agora adotado é uma medida que já está implementada na Índia desde há alguns meses, depois de se descobrir que a propagação de notícias falsas levou a tentativas de linchamento e mesmo à morte de várias pessoas.

Estudo concluiu que a maioria das fake news é partilhada por pessoas com mais de 65 anos
Estudo concluiu que a maioria das fake news é partilhada por pessoas com mais de 65 anos
Ver artigo

"Estamos a impor um limite de cinco reenvios em todo o mundo a partir de hoje”, afirmou Victoria Grand, vice-presidente de política e comunicações do WhatsApp, num evento na capital da Indonésia, citada pela Reuters.

O serviço, que conta com cerca de 1.500 milhões de usuários, tenta assim encontrar uma forma de evitar o uso indevido da aplicação para espalhar notícias falsas, manipular fotos ou partilhar vídeos sem contexto ou áudios enganosos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.