A TCL tem vindo a apostar no desenvolvimento de óculos inteligentes ao longo dos últimos anos e, na CES 2023, revelou mais detalhes sobre as novidades que vão chegar à linha NXTWEAR, incluindo no que toca ao mundo da realidade aumentada e virtual.
De acordo com a marca, os RayNeo X2 afirmam-se como os primeiros óculos de realidade aumentada com tecnologia de orientação de ondas ópticas Micro LED a cores. Os óculos, que podem ser utilizados tanto em ambientes interiores como exteriores, dispõem de ecrãs com rácio de contraste de até 100.000:1 e brilho de 1.000 nits.
Clique nas imagens para mais detalhes
Os RayNeo X2 estão equipados com a plataforma Snapdragon XR2 da Qualcomm e incorporam um sistema de localização e mapeamento em simultâneo (SLAM), além de reconhecimento de gestos. A TCL detalha que os óculos permitem mostrar pontos de referências próximos à medida que o utilizador se desloca, assim como receber notificações de mensagens e chamadas.
Segundo a marca, os RayNeo X2 contam com um sistema de tradução assistido por Inteligência Artificial, que interpreta várias línguas em tempo real, demonstrando legendas no ecrã.
Veja o vídeo
Já a câmara integrada dá aos utilizadores a possibilidade de captarem fotografias e vídeos na primeira pessoa, incluindo funcionalidades de estabilização de imagem e um modo noturno automático. As fotos e vídeos podem ser depois transferidos para o smartphone.
A TCL detalha que os RayNeo X2 são o primeiro passo para um novo projeto de desenvolvimento na área da realidade aumentada, previsto para o primeiro trimestre de 2023, onde programadores serão convidados a fazer novas criações para os óculos.
Os RayNeo X2 estarão disponíveis, num conjunto de países selecionados, sendo que ainda não foram divulgados detalhes acerca da chegada a Portugal, após o lançamento no primeiro trimestre de 2023. Para já, ainda não foram anunciados mais detalhes acerca do preço do equipamento.
Além dos RayNeo X2, a TCL revela que os NXTWEAR S, os óculos inteligentes anunciados em setembro do ano passado e que o SAPO TEK teve oportunidade de experimentar no stand da marca na IFA 2022, vão chegar ao mercado europeu e norte-americano no primeiro trimestre deste ano, por um preço de 499 euros.
Clique nas imagens para mais detalhes
Recorde-se que os óculos, que chegam com atualizações na qualidade de áudio, recorrem a dois ecrãs Micro OLED de resolução 1080p para reproduzir os conteúdos como se o utilizador os estivesse a ver num ecrã de 130 polegadas a 4 metros de distância.
No mundo da realidade virtual, a empresa revela o headset NXTWEAR V, um modelo que, para já, é conceptual. O equipamento conta com um ecrã desenvolvido pela TCL CSOT, com um módulo ótico VR que dispõe de um campo de visão de 108 graus e uma densidade de 1512 ppi.
Clique nas imagens para mais detalhes
O SAPO TEK está a acompanhar os principais lançamentos e novidades da CES 2023, que pode seguir no site, na newsletter e no especial que dedicámos à feira de Las Vegas.
Clique nas imagens para detalhes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários