O leilão das frequências do 5G continua bem ativo, mas as operadoras de telecomunicações continuam a demonstrar que estão preparadas para oferecer os seus primeiros serviços 5G. A Altice Portugal acaba de anunciar a cobertura de alguns recintos culturais e desportivos de grande capacidade de visitantes do norte ao sul do país.
De forma a apoiar os grandes eventos, a Altice Portugal garantiu a cobertura do Estádio do Dragão, a casa do Futebol Clube do Porto, a Altice Arena no Parque das Nações, que é a maior sala de espetáculos nacional; a Cidade do Futebol também já tem cobertura de 5G, esta que é o centro de operações da Seleção Nacional de futebol; e por fim, o Autódromo Internacional do Algarve, que nos últimos anos tem sido palco das mais prestigiadas competições motorizadas internacionais, como a Fórmula 1 e Moto GP.
“O projeto de cobertura 5G da Altice Portugal vem proporcionar aos visitantes destes recintos, uma cobertura ainda mais rápida e com redes moveis mais robustas, permitindo, em simultâneo, o acesso à internet no telemóvel com a capacidade para um débito agregado de, pelo menos, 10 Gbps”, diz a empresa no comunicado.
Apesar do investimento, a Altice lamenta o atraso do processo 5G (cujo leilão vai no 69º dia da sua fase principal), assim como o lançamento tardio da sua oferta comercial no país. “Apesar de todas estas demonstrações deixarem claro a extraordinária preparação da Altice Portugal e do setor das telecomunicações para esta nova tecnologia, a Empresa aguarda pelo desfecho de um processo que em tudo demonstra incompetência. Um atraso que impacta e é decisivo para a Economia nacional, para a competitividade do país, para a coesão territorial, para Portugal e para os Portugueses”.
A operadora diz que fez todo o trabalho preparatório a fazer para o 5G, desde a instalação da fibra, as demonstrações e a implementação das primeiras antenas. Recorda as primeiras transmissões 5G em direto, assim como a experiência realizada com a RTP, salientando que se encontra pronta há dois anos para o início da quinta geração. “Quem não está pronto é o país, o regulador, e neste caso, aparentemente também com a complacência do Governo”, salienta Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal.
No caso da instalação do 5G no Estádio do Dragão, ficou prometido para hoje, durante o jogo da 28ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol, entre o FCP e o Vitória Sport Clube, que a direção do clube vai dar a conhecer pela primeira vez a tecnologia 5G.
Também a NOS já demonstrou que está pronta para o lançamento comercial 5G. A empresa garantiu a cobertura do 5G no Estádio da Luz, o campo do Sport Lisboa e Benfica, naquela que é a promessa de maior velocidade de rede e “experiências mais imersivas”. Também demonstrou os seus primeiros serviços que vão acompanhar o lançamento do 5G, incluindo um hotspot e aplicações de conteúdos que vão ser adicionados aos seus pacotes de conteúdos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Cientistas conseguem maior resolução de sempre em observações com telescópios terrestres -
App do dia
Metal Slug: Awakening traz para atualidade a experiência frenética das máquinas arcade -
Site do dia
Gosta dos clássicos puzzles Jigsaw? A Google tem uma proposta para passar o tempo -
How to TEK
Não quer que o Facebook use as suas fotos para treinar a IA? Saiba como bloquear
Comentários