Recentemente a NOS revelou uma parceria com o Sport Lisboa e Benfica sobre a cobertura do Estádio da Luz com rede 5G, assumindo-se como o primeiro totalmente preparado para a quinta geração móvel. A estratégia da NOS passa pela divulgação dos seus produtos e parcerias, mesmo quando o leilão das frequências do 5G ainda não finalizou, durando há mais de 60 dias (úteis), com licitações acima dos 277 milhões de euros.
A operadora também já tem disponível o seu primeiro equipamento 5G, o hotspot Zyxel NR2101 que chegou às lojas no fim de março, sendo compatível com Wi-fi 6a, capaz de atingir velocidades superiores a 1 Gbps. Na demonstração feita ao SAPO TEK, nas instalações da NOS em Lisboa, o Speed Test atingiu com facilidade os 600 Mbps, mas isso porque o sinal de 1 Gbps estava a ser repartido por quatro experiências disponíveis no espaço, referiu-nos José Pedro Teixeira, Head of Mobile Services and Business Development e Coordenador do Programa 5G da NOS.
Mas hoje foi também dia do 5G Experience by NOS, um evento presencial para a demonstração dos primeiros produtos 5G produzidos pela operadora. Foram quatro experiências demonstradas, num ambiente controlado de teste, ligadas a uma rede 5G.
A primeira é um serviço de cloud gaming chamado Blacknut, que já está disponível no mercado por uma mensalidade de 7,99 euros e chega a Portugal em parceria exclusiva com a NOS. Através de uma subscrição pretende oferecer um catálogo de 500 videojogos em multiplaforma, incluindo títulos da Disney, Gameloft, da série Star Wars, WRC, MotoGP e outros. Os utilizadores vão poder ligar-se ao serviço através do smartphone, um tablet, PC ou televisor. O utilizador pode registar até 5 contas e ativar o controlo parental para controlar as crianças.
José Pedro Teixeira refere que o serviço não pretende competir com as ofertas destinadas aos jogadores hardcore, como o Stadia ou Xbox xCloud, mas sim uma variedade de títulos para todas as idades, que gostem de todos os géneros, das corridas, às plataformas ou aventuras. Pela nossa experiência, o serviço funcionou, mas não acrescentou para já muito ao que já está disponível, sendo a promessa mais estabilidade dos jogos.
Apesar dos pacotes não terem ainda os preços fechados, a NOS já começou a abrir um pouco o jogo da sua proposta. Segundo José Pedro Teixeira, o 5G vai estar disponível a todos os clientes Unlimited, mas caso não queiram subscrever o pacote mais caro, podem manter o atual e pagar uma espécie de aditivo de 5G, por um preço previsto de 5 euros. Ou seja, esse aditivo vai permitir ao utilizador escolher, por exemplo, uma das experiências que mais utilize, seja o 5G para jogar em cloud ou para ver filmes em streaming por exemplo. Mas fomos avisados que o modelo de negócio ainda não foi fechado e pode sofrer alterações no seu lançamento comercial.
A NOS garantiu ainda a app Melody VR, que oferece música ao vivo aos seus utilizadores. E os concertos podem ser sessões mais intimistas, como concertos exclusivos ou festivais, seja em direto ou on demand via streaming. Através do 5G a empresa garante uma experiência mais fluida e sem interrupções, garantindo a melhor imagem e som. A aplicação centra o utilizador no centro do palco, escolhendo a câmara que quer e rodando a experiência à sua volta. E isto pode ser o futuro dos concertos virtuais, de preferência utilizando uns óculos VR. No entanto, os conteúdos ainda não foram totalmente criados para estas experiências e existem sempre proporções estranhas, além de faltar a verdadeira essência da sua promessa, o tridimensional e a experiência holográfica que o 5G certamente vai possibilitar.
A app ClipDrop permite criar imagens de produtos de uma forma profissional, sem a necessidade de um estúdio fotográfico, utilizando realidade aumentada e inteligência artificial. Em termos práticos, o utilizador pode captar qualquer objeto em seu redor e utilizar a fotografia para uma apresentação, ou mesmo uma mensagem nas redes sociais e galerias de produtos para uma loja online. É possível retirar o fundo de um objeto e substituí-lo por outro, bastando submeter uma foto para os servidores e esperar o resultado, que fica instantaneamente pronto para manipular.
Por fim, a quarta experiência demonstrada destina-se aos utilizadores de realidade aumentada para um público mais jovem. O LeoAR é um conjunto de stickers tridimensionais interativos, que permite criar fotos ou vídeos para o Instagram, misturando animais com a realidade, por exemplo. Promete ser ideal para quem produz conteúdos para o TikTok também. Tem efeitos, adesivos, música, e pelo que experimentámos é muito fácil de utilizar.
Segundo José Pedro Teixeira explicou ao SAPO TEK, estas experiências pretendem ser uma espécie de show case aos primeiros clientes que forem aderindo ao 5G, quando este for uma realidade. Há cerca de um ano que os smartphones 5G estão a chegar aos clientes, e por isso, ao contrário do 4G, cujo serviço chegou demasiado rápido na altura e praticamente não havia equipamentos para demonstrar a tecnologia, atualmente é o contrário. Assim, muitos dos clientes que podem logo dar o salto para o 5G vão precisar de conteúdos específicos e é esse o posicionamento da NOS, de ter algo preparado. José Pedro Teixeira disse que um cliente pode escolher gratuitamente uma destas experiências quando o serviço for comercializado.
A NOS refere ainda que já tem oito lojas com estas experiências para dar aos seus clientes uma primeira demonstração da tecnologia 5G, mas salientou que estão completamente prontas para acompanhar o lançamento da quinta geração móvel.
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