É já hoje que a Apple vai apresentar novos produtos, tendo como foco principal a sua nova geração de smartphones, a família iPhone 14. São muitas as especulações em torno do novo equipamento, desde as mudanças de preço, como funcionalidades especiais como o sistema de notificações no Lock Screen. Mas apesar da estrela ser o iPhone, também se espera que a marca da maçã possa revelar novidades de outros produtos wearables, como o Watch Pro e os Airpods Pro 2.
O evento, que tem como nome Far Out, será transmitido em direto do Anfiteatro Steve Jobs no campus Apple Park, a partir das 18 horas (hora de Lisboa). Como é habitual, o SAPO TEK vai acompanhar e partilhar todos os detalhes dos anúncios. Como sempre, pode também assistir a partir do website oficial da Apple ou no seu canal do YouTube.
Em antevisão
Considerando o iPhone 14, muitos rumores têm sido partilhados nas últimas semanas, começando pela existência de quatro modelos: o standard e Pro de 6,1 polegadas e o Max e Pro Max com 6,7 polegadas. Isto significa que este ano não deverá haver o pequeno modelo mini de 5,4 polegadas, considerando que é o equipamento menos popular da família.
Veja como pode ser o novo iPhone 14:
O preço tem sido um dos pontos de discussão, primeiro a apontar-se para uma subida média de 100 euros, devido ao aumento da capacidade de armazenamento interno, um upgrade de 128 GB para 256 GB. Os constrangimentos associados às cadeias de valor de componentes e equipamentos eletrónicos registado nos últimos meses também foi fator para os analistas projetarem o aumento do preço. No entanto, há quem defenda que afinal, o preço dos novos equipamentos será mais baixo, justificado o facto de muitos componentes, como o chassis, ecrã, câmara traseira e chipset ser o mesmo do seu antecessor, permitindo dessa forma à Apple contornar o impacto da inflação e reduzir o preço em cerca de 50 dólares por modelo.
Ainda nas novidades, o iPhone 14 poderá rer um design renovado no notch e no módulo da câmara traseira. A versão Pro Max poderá ter um módulo maior, usando um sensor de 48 MP como câmara principal. À frente conta-se com um hole punch no ecrã frontal, em forma de pílula, devendo dessa forma descartar o notch. Há ainda a distinção nos chips dos smartphones. Os modelos Pro e Pro Max deverão ter o processador A16 Bionic, enquanto que o modelo standard e Max contarão com o chip de geração anterior, o A15 Bionic. Todos os modelos devem ter 6 GB de RAM, com a distinção de memórias LPDDR 5 nos topos de gama e LPDDR 4 nos inferiores.
Os rumores do iPhone 14 também apontam ao sistema de carregamento serem mais rápidos. A Apple poderá ter aumentado a velocidade de carregamento dos smartphones para 30 W, informação baseada num vendedor de componentes. Considerando as velocidades de carregamento que os smartphones Android já atingem, isso prende-se com o uso de Lightning, ligação limitada a 30 W. Os rumores indicam que esta poderá ser a última geração de smartphones a utilizar Lightning, esperando-se que a Apple adote o formato USB-C a partir de 2023, com a chegada do iPhone 15. A Apple tem sido pressionada para aderir ao sistema de carregamento universal, cujo padrão escolhido foi o USB-C, que na União Europeia entra em vigor em 2024 e que os reguladores dos Estados Unidos querem adotar.
De acordo com fontes a que o website MacRumors teve acesso, o iPhone 14 Pro pode contar com um ecrã Always-On. A funcionalidade vai interagir diretamente com Lock Screen no iOS 16, integrando notificações e fazendo alterações às cores e efeitos dos wallpapers. Ao que tudo indica, os papéis de parede ficarão mais escuros, ganhando novas cores consoante as opções de personalização selecionadas pelos utilizadores, e os efeitos de profundidade serão temporariamente desativados quando o smartphone estiver em modo Always-On.
Além do iPhone, a Apple poderá apresentar novos produtos. O Apple Watch Pro poderá ser revelado e segundo alguns esboços em CAD, o relógio inteligente poderá ter um novo botão físico, um display totalmente plano, um altifalante redesenhado e uma nova saliência que servirá para alojar o microfone, um botão físico e uma nova Digital Crown que parece preparada para evitar melhor os toques acidentais. O relógio vai ter um ecrã maior, uma bateria mais capaz e um revestimento em titânio que tornará o equipamento muito resistente ao choque.
Depois de três anos do lançamento do AirPods Pro, os analistas apontam para a apresentação do seu sucessor. O design dos auriculares pode aproximar-se do Pixel Buds da Google, mas há também quem afirme que possa simplesmente manter o seu aspeto tradicional. Uma das novidades poderá estar mesmo no seu estojo de transporte e carregamento com um novo altifalante na caixa, que pode ser utilizado com a aplicação “Find My”.
É referido que os auriculares AirPods Pro 2 pode incluir a tecnologia Lossless Audio (ALAC) da Apple, suportado ainda pela nova versão do chip H1, assim como drivers do AirPods 3.
Estas são as novidades previstas, ainda poderá haver espaço para um novo iPad ou mesmo serviços. Acompanhe em direto no SAPO TEK.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
App do dia
Shadow Fight 4: Arena oferece partidas intensas em combates contra outros jogadores -
Site do dia
Sabe quais as melhores opções para escolher videojogos para os seus filhos? -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários