A gama de smartphones da linha T é uma das grandes apostas da Xiaomi, que tem expectativas de vendas elevadas para os novos 14T e 14T Pro, lançados a 26 de setembro. À semelhança do que é habitual, a fotografia é um dos elementos chave dos novos modelos.
A fabricante destaca sobretudo a capacidade de captar melhores imagens em contextos de baixa luminosidade. O trabalho de parceria com a Leica, e a inclusão das lentes Summilux, soma-se à plataforma de inteligência artificial Xiaomi AISP para apresentar mais detalhes e cores mais vibrantes, com suporte ao UltraHDR. Mas será mesmo assim? A equipa da DXoMark aplicou os seus testes de benchmarking e publicou os resultados, apontando pontos fortes, mas também algumas “falhas”.
A câmara do Xiaomi 14T Pro arrecada 135 pontos, o que a coloca no 45º lugar do ranking geral e na 5ª posição no que à lista dos topo e gama diz respeito. No geral, a qualidade da imagem estática e vídeo é “decente” e semelhante à do Xiaomi 14, escreve a DXoMark.
Segundo a equipa, a câmara tem um bom desempenho ao registar imagens de paisagens e retratos ao ar livre. Já as imagens com pouca luz mostram uma notável falta de detalhes. As fotos ultra-wide oferecem boa exposição e cores agradáveis em ambientes internos e com muita luz, mas há falta de detalhes e alguns aspetos indesejados, incluindo “aberração” cromática, anamorfose e falta de nitidez nas bordas.
Outra caraterística classificada como “decente” é a qualidade do zoom em distâncias curtas e médias, embora as imagens não tenham detalhes. Em configurações mais longas, com o módulo dedicado ativado, as imagens exibem uma ampla faixa dinâmica, exposição precisa e cores agradáveis.
No modo de vídeo, a exposição é boa e os realces e sombras retêm detalhes. Os sistemas de foco automático e estabilização funcionam bem, mas as cores podem parecer desbotadas e há falta de detalhes finos, sendo que também podem ocorrer problemas de adaptação à exposição.
No que diz respeito ao modelo 14T, a DXoMark atribuiu uma pontuação de 134 pontos à câmara, que fica em 49º lugar no geral e em 6º lugar entre os dispositivos premium.
Durante os testes, a câmara do Xiaomi 14T mostrou um forte desempenho geral em fotos e vídeos, oferecendo uma experiência de utilização satisfatória, embora também tenham sido notadas algumas desvantagens.
As funcionalidades de fotografia estiveram em destaque na apresentação oficial da linha Xiaomi 14T em Berlim. Veja as imagens
No modo de fotografia, os testes da DXoMark mostram que são particularmente impressionantes a renderização de cores naturais, ampla profundidade de campo, balanço de branco estável em luz forte e boa renderização de detalhes finos.
Pela negativa, a exposição pode ser instável, a câmara luta com a projeção de cor em pouca luz, o efeito bokeh no modo retrato tem uma aparência não natural e a imagem de visualização no ecrã geralmente não corresponde à captura final, especialmente em termos de faixa dinâmica.
No que diz respeito ao vídeo, o Xiaomi 14T é capaz de gravar com altos níveis de detalhe, bom balanço de branco e um sistema de estabilização eficaz que garante uma filmagem suave. No entanto, surgem alguns aspetos de integridade de cena em todas as condições de teste, bem como forte ruído em pouca luz e tons de pele que geralmente são renderizados de forma imprecisa.
Já o ecrã do Xiaomi 14T está avaliado como oferecendo um desempenho sólido em renderização de cores e interação por toque, embora fique aquém em áreas importantes, como legibilidade e reprodução de vídeo.
Os testes realizados pela equipa da DXoMark revelam que a renderização de cores é um dos pontos fortes do dispositivo, com cores precisas em vários ambientes de iluminação. As interações por toque são suaves e responsivas, com latência mínima. O ecrã também não oscila, aumentando o conforto durante o uso prolongado.
No entanto, o novo modelo da Xiaomi tem dificuldades com a reprodução de vídeo HDR10, principalmente em brilho e detalhes. O brilho do ecrã é um tanto irregular e tem desempenho inferior sob luz solar direta, sem o que é ideal para uma legibilidade ideal.
No geral, embora se destaque no desempenho da cor e no toque, os recursos em ambientes mais desafiadores deviam ser melhorados, aconselha a equipa.
Por tudo isto, o ecrã do Xiaomi 14T atinge 142 pontos, garantindo a 38ª posição geral e a 5ª posição entre os dispositivos premium.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários