Recentemente, novos rumores apontaram para a possibilidade de a Apple abandonar as entradas Lightning nos seus smartphones e passar a adotar o sistema USB-C. Agora, o conhecido analista Ming-Chi Kuo atualiza as suas previsões e afirma que a mudança poderá aplicar-se a mais equipamentos do que iPhones.

Através do Twitter, o analista indica que produtos como AirPods, baterias MagSafe, assim como teclados, ratos e trackpads, que utilizam o sistema Lightning, podem passar a ter entradas USB-C num “futuro próximo”.

Olhando especificamente para os smartphones da empresa da maçã, Ming-Chi Kuo detalha que ter um iPhone sem qualquer tipo de entradas pode causar mais problemas do que o esperado, devido às atuais limitações das tecnologias wireless e do ecossistema MagSafe.

De acordo com as previsões do analista, a Apple poderá substituir as entradas Lightning por USB-C nos seus smartphones já na segunda metade de 2023, altura em que se espera que a empresa apresente ao mundo o iPhone 15.

Um iPhone com USB-C? Apple pode abandonar sistema Lightning já em 2023
Um iPhone com USB-C? Apple pode abandonar sistema Lightning já em 2023
Ver artigo

Além de Ming-Chi Kuo, também Mark Gurnman da Bloomberg acredita que a mudança será feita em 2023, dando a conhecer que a gigante de Cupertino está já a testar iPhones com entradas USB-C.

As discussões acerca da criação de um carregador comum na União Europeia, do tipo USB-C, têm vindo a avançar. No início de maio, o Parlamento Europeu confirmou que estava pronto para começar a negociar com o Conselho a criação de um carregador universal, numa decisão que surgiu  após a Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores ter aprovado a sua posição relativamente ao assunto.

Recorde-se que a proposta, apresentada originalmente por Bruxelas em setembro de 2021, que faz uma revisão à diretiva comunitária RED (Radio Equipment Directive), tem em vista uma harmonização dos carregadores disponíveis no mercado europeu, com o USB-C a tornar-se o padrão para uma variedade de equipamentos, de smartphones e tablets a câmaras, altifalantes e consolas portáteis.