A qualidade das câmaras que temos nos smartphones são, hoje, bastante competentes, especialmente se levarmos em conta que são apenas um componente num aparelho compacto que tem mil e uma outras capacidades. No entanto, contam-se ainda alguns constrangimentos, como a saliência no módulo fotográfico traseiro, que, em alguns modelos, impede o equipamento de se equilibrar perfeitamente sobre as costas, ou a diferença que ainda existe entre a câmara principal e a frontal.

tek oppo

Com estes problemas em vista, a Oppo decidiu ir para a oficina e testar um novo formato que acaba de patentear. A empresa chinesa criou uma câmara amovível que pode resolver ambos os defeitos. A ideia da marca é dar ao utilizador a possibilidade de pegar na câmara e apontar para onde quiser, seja para as costas ou para a frente do telefone.

Oppo revela AR Glass 2021 e CyberReal AR numa aposta em tecnologia de realidade aumentada
Oppo revela AR Glass 2021 e CyberReal AR numa aposta em tecnologia de realidade aumentada
Ver artigo

Desta feita, seria possível utilizar a câmara traseira para tirar selfies, por exemplo, ou para captar imagens em ângulos menos acessíveis - ou, pelo menos, sem colocar o telefone em risco.

O design submetido consiste num módulo com duas câmaras, cuja comunicação com o telefone pode ser estabelecida via USB-C, NFC, Wi-Fi e Bluetooth. O módulo conta ainda com uma bateria de lítio para garantir que este tem energia para funcionar, mesmo quando não está acoplado ao telefone.

A empresa não refere se está também a equacionar a hipótese de utilizar esta tecnologia para permitir o upgrade modular dos seus aparelhos, embora este sistema torne essa ideia mais possível do que nunca.

É importante sublinhar que esta tecnologia foi patenteada pela Oppo, mas não existe qualquer indicação oficial de que esteja prestes a integrar um produto final e comerciável. A empresa tem por hábito explorar conceitos novos, como é o caso do smartphone expansível, apresentado em novembro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.