Os vidros dos ecrãs e tampas traseiras dos smartphones de topo utilizam a tecnologia Gorilla Glass Victus, aumentando a sua resistência nas quedas, mas não tornam os equipamentos imunes a vidros rachados ou picotados indesejados. Ainda assim, é a tecnologia mais fiável e escolhida pelas fabricantes para os seus modelos topo de gama. Agora a Corning apresentou a segunda geração do Victus e promete maior proteção quando deixa cair o smartphone em superfícies mais perigosas, como o cimento e os passeios na rua.

O Gorilla Glass Victus 2 tem uma nova composição de vidro para resistir a quedas mais aparatosas, assim como a riscos. Se anteriormente foi demonstrada a sobrevivência de um smartphone até dois metros de altura, o novo sistema promete superar essa marca.

Veja as imagens

Para comparar a sua durabilidade, a Corning fez o teste entre um vidro protegido pela concorrência, deixando cair um smartphone com um peso de 165 gramas, de meio metro de altura, num tapete com características de concreto, o qual acabou totalmente rachado. A empresa levantou a fasquia para uma queda de um metro, aumentando o peso para 200 gramas, com um equipamento protegido pelo Victus 2, sem resultar em qualquer risco.

A empresa refere que atualmente os smartphones pesam uma média de 15% a mais, sendo 10% mais largos do que há quatro anos, o que aumenta a pressão no ecrã. Outro teste feito foi o impacto do ecrã, em que um vidro da concorrência se partiu com uma força de 0,5 joules de energia, enquanto que o teste com 2,33 joules num Victus 2 manteve o equipamento intacto.

Obviamente que há que ter em conta que os testes foram feitos em laboratório, num ambiente controlado, significando que estão longe de ser à prova do desgaste do dia-a-dia. Mas é um sinal que a tecnologia de resistência está melhor e poderá salvar a vida de uma queda acidental. Para já ainda não são conhecidos os primeiros smartphones com proteção Victus 2.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.