Os relatos circulam há mais de um ano e surgiu agora um novo relatório que vem “alimentar” a história de que a Apple tem na calha o lançamento de um sistema operativo chamado homeOS e não só, claro.

Como o nome deixa adivinhar, o sistema operativo servirá de base aos muito antecipados dispositivos inteligentes para a casa da marca da maçã e a primeira proposta deverá chegar já em 2025, segundo avança Mark Gurman da Bloomberg, citado pelo Engadget.

Os rumores de uma espécie de HomePod com um ecrã não são novos, mas no seu mais recente relatório Mark Gurman aponta para a existência de um display de mesa equipado com um braço robótico que pode inclinar e girar o ecrã para melhor visualização.

Funcionalidades de inteligência artificial vão chegar ao iOS 18 de forma faseada até ao próximo ano
Funcionalidades de inteligência artificial vão chegar ao iOS 18 de forma faseada até ao próximo ano
Ver artigo

Essa será a versão topo de gama, estando igualmente em desenvolvimento um dispositivo de baixo custo que oferecerá o básico, como FaceTime e controlos de domótica. O preço da variante robótica ficará acima dos 1.000 dólares, estima-se.

Alegadamente, a versão mais barata será lançada primeiro, possivelmente já no próximo ano. Mark Gurman avança ainda que a Apple Intelligence será uma parte fundamental da experiência para ambos os dispositivos e que o novo homeOS tem por base o tvOS da Apple TV, cita o Engadget.

iPhone 16 começou a chegar às lojas há pouco mais de uma semana, mas durante os dias que antecederam foi possível instalar o mais recente sistema operativo iOS 18 nos modelos mais antigosNo entanto já se sabe que apenas em outubro serão adicionadas algumas funcionalidades de inteligência artificial do Apple Intelligence com o iOS 18.1, a pensar dos utilizadores interessados já puderem participar nos testes beta.

Veja na galeria imagens do iPhone 16

As funcionalidades da IA da marca da maçã vão continuar a chegar ao smartphone em futuras atualizações. A Apple Intelligence é compatível com os modelos iPhone 15 Pro e Pro Max, assim como qualquer modelo de iPhone 16. Inicialmente, o idioma do assistente Siri tem de estar em inglês dos Estados Unidos para funcionar.