Quando chegar finalmente às lojas, o headset de realidade mista da Apple deve custar cerca de 2.000 dólares (1.750 euros). A informação é avançada pela Bloomberg, que explica que a empresa definirá o preço tendo em conta a tecnologia que pensa integrar no dispositivo e os sete anos de desenvolvimento que gastou para chegar à fórmula final.

As fontes da agência indicam que a discussão interna sobre o preço do gadget, que se espera chegue às lojas entre o final deste ano e o início do próximo, ainda não está fechada. O debate tem mantido as opções entre os 1.000 e os 3.000 dólares, mas a probabilidade mais forte é que a decisão acabe por fixar o preço de venda no meio deste intervalo.

Diz-se ainda que o dispositivo, com suporte para realidade aumentada e virtual, deve ser posicionado para gaming e conteúdos multimédia, uma suposição que não é difícil de fazer, tendo em conta que a Apple aposta sobretudo no mercado de consumo e que um dispositivo com grande qualidade de imagem e som serve normalmente esses segmentos.

Headset de realidade mista da Apple poderá ter apenas 150 gramas e um design para utilização prolongada
Headset de realidade mista da Apple poderá ter apenas 150 gramas e um design para utilização prolongada
Ver artigo

A Bloomberg acrescenta a estas duas áreas a das comunicações e refere que o equipamento pode integrar o suporte para uma espécie de FaceTime através de realidade virtual. Esta informação “bate” aliás com outra divulgada no final de novembro, onde se referia que a Apple olhava para estes dispositivos como o futuro do smartphone, e o seu primeiro dispositivo de RA/RV seria o primeiro passo para afirmar essa visão, com um modelo totalmente autónomo do PC ou smartphone.

Recorde-se que já foram atribuídas várias caraterísticas ao suposto headset de realidade mista da Apple, nenhuma delas confirmada oficialmente - como acontece também em relação ao próprio dispositivo.

A Bloomberg reforça as que apontam ao dispositivo dois processadores equivalentes ao M1 Pro da marca, com 14 ou 16 núcleos GPU, ecrãs com uma resolução 8k, tecnologia áudio avançada e a possibilidade de integrar lentes com graduação.

A mesma Bloomberg, no início do ano passado indicava que o equipamento de AR/VR seria lançado em 2022, com um preço até 900 dólares.