A Huawei reservou para este dia 3 o anúncio oficial do seu novo smartphone, o Enjoy 70X, uma linha onde a fabricante chinesa aposta na autonomia, introduzindo baterias de alta capacidade. O novo modelo apresenta uma bateria de 6.100 mAh, uma capacidade acima da maioria dos equipamentos no mercado. Suporta carregamento rápido a 40 W através da sua tecnologia SuperCharge.

O Enjoy 70X oferece suporte a satélite na China, recorrendo ao serviço da Beidou, avança a Huawei Central. O sistema Satellite SMS permite enviar imagens via satélite ou partilhar mensagens através da aplicação MeeTime.

O smartphone apresenta diversas opções de cor, entre azul, preto, branco e verde. O ecrã AMOLED apresenta molduras finas e tem 6,78 polegadas, com uma resolução de 2700x1224, 120 Hz de taxa de refrescamento e 300 Hz de touch sampling. A câmara frontal está inserida num pequeno corte em forma de pílula na horizontal.

Veja na galeria imagens do Huawei Enjoy 70X:

O ecrã suporta tecnologia Always-on Display e deteção do toque com mão molhada, permitindo ser utilizado em condições de chuva ou outros ambientes com água. O equipamento apresenta também uma proteção adicional, suportando quedas até 1,8 metros a uma pressão de 65 quilos.

O hardware não foi oficializado, mas os rumores anteriores apontam para o novo processador Kirin 8000A 5G e um GPU Mali-G610. Tem 8 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento interno.

O equipamento utiliza um sistema de super NFC que permite pagamentos com apenas um toque. Além disso, pode ser usado como cartão de acesso para abrir portas e até como chave eletrónica para automóveis que suportem o sistema de NFC. O equipamento suporta frequências de rede a 2.4 GHz e 5 GHz e Bluetooth 5.1.

O smartphone tem um módulo fotográfico composto por uma câmara de 50 MP e um sensor de profundidade de 2 MP. À frente, a sua câmara de sellfie tem 8 MP.

O Huawei Enyou 70X chegou ao mercado chinês a começar em 1.799 yuan (238 euros).

O smartphone foi revelado numa altura em que surgem os primeiros rumores sobre as especificações da segunda geração do Mate XT, o equipamento com ecrã dobrável tripartido. Espera-se que o novo smartphone esteja equipado com o novo chip Kirin 9020, entre outras melhorias face ao modelo original. Segundo o Huawei Central, o novo GPU Maleoon 920 tem melhores capacidades para gaming. Espera-se um aumento de 40% de performance e 20% de mais eficiência.

Sabrina Meng, presidente rotativa da Huawei, deu as boas-vindas ao novo ano numa carta aberta, onde destacou a superação da empresa face às diversas adversidades, nomeadamente os embargos dos Estados Unidos. Refere que depois de um período negro de seis anos, em 2024 a empresa regressou à forma e à inovação tecnológica. Salientou os avanços na inteligência artificial e diferentes casos de utilização e o aumento de eficiência. Desde os sensores em fornalhas, às chamadas em diferentes línguas com tradução por IA em tempo real. A estreia do smartphone Mate XT, como o primeiro do mundo com o formato de ecrã tripartido também mereceu destaque, afirmando ter sido um projeto de cinco anos.