A Huawei vai fazer uma conferência de imprensa na próxima sexta-feira na IFA e leva na bagagem a apresentação do seu novo processador Kirin 990. Já existiam rumores sobre a nova tecnologia, incluindo o facto de que o adiamento do dobrável Mate X poderia beneficiar do novo chip. Quem avança com a notícia é a Gizchina, destacando que no mesmo dia, na China, será feita uma conferência com o nome de Kirin Media Communication Conference, dedicada a explicar os detalhes do componente.

Segundo o que já se sabe, o Kirin 990 vai adotar uma nova tecnologia composta pelo processador Cortex-A77 e GPU Mali-G77 da ARM, recorrendo a um processo de “bolacha” de 7 nm+EUV. A empresa garante que a maior densidade do transístor, em 20%, confere um ganho na eficiência de processamento. Pela primeira vez na família Kirin, o processador suporta gravação de vídeo 4K a 60 FPS. Na prática, o chip vai permitir estender as capacidades da inteligência artificial da interface, baseado na arquitetura Da Vinci da fabricante.

tek kirin 990

De salientar que na semana passada a Huawei já havia apresentado o processador Ascend 910 focado na inteligência artificial, uma das grandes apostas futuras da empresa chinesa. O processador Ascend 910 está a ser desenvolvido há mais de um ano e a Huawei garante que o seu desempenho é melhor do que era esperado. “Tem mais poder computacional do que qualquer outro processador no mundo”, assegurou Eric Xiu, o CEO rotativo da Huawei afirmando que este processador vai ser usado no treino de modelos de IA, onde é duas vezes mais rápido do que a concorrência. O processador é baseado na arquitetura DaVinci e a eficiência energética é também uma das áreas relevantes.

O próximo flagship da marca, o Mate 30, será lançado no dia 19 de setembro, e poderá ser o primeiro a utilizar o Kirin 990. Não se sabe, no entanto, qual o sistema operativo que acompanhará o smartphone, se o Android, se o novo HarmonyOS proprietário da fabricante chinesa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.