As vendas totais de tablets cairam cerca de 7% face aos números do ano passado, fixando-se nos 44,7 milhões de unidades entre abril e junho de 2015, mostram os dados da International Data Corporation (IDC). A quebra face ao primeiro trimestre deste ano foi menos acentuada, mas quase chegou aos 4%.

Para além da quebra a IDC aponta uma mudança profunda no cenário dos fabricantes, com a Apple e a Samsung, que estão nos primeiros lugares, a perder quota de mercado.

"No primeiro trimestre a Apple e a Samsung dominavam 45% das vendas, mas neste trimestre, com o crescimento da LG, Huawei e da E FUN, a sua quota combinada desceu para os 41%", adianta Jean Philippe Bouchard, diretor para o segmento de tablets da área de research da IDC.


Top Five Worldwide Tablet Vendors - Preliminary Results for the Second Quarter of 2015 (Shipments in millions) 

Vendor

2Q15 Unit Shipments

2Q15 Market Share

2Q14 Unit Shipments

2Q14 Market Share

Year-Over-Year Growth

1. Apple

10.9

24.5%

13.3

27.7%

-17.9%

2. Samsung

7.6

17.0%

8.6

18.0%

-12.0%

3. Lenovo

2.5

5.7%

2.4

4.9%

6.8%

4. Huawei*

1.6

3.7%

0.8

1.7%

103.6%

4. LG Electronics*

1.6

3.6%

0.5

1.0%

246.4%

Others

20.4

45.6%

22.4

46.7%

-9.3%

Total

44.7

100.0%

48.0

100.0%

-7.0%


Fonte: IDC

 

 

Cada um dos fabricantes conseguiu encontrar nichos de mercado que justificaram o crescimento: a LG e a Huawei nos tablets "ligados", enquanto a E FUN apostou em tamanhos maiores e 2-em-1 a preços ajustados.

Os cinco maiores fabricantes são responsáveis por 54% das vendas e a Huawei entrou no top 5 pela primeira vez.

Apesar de uma quebra contínua nas vendas, a linha iPad da Apple mantém a liderança, com 10,9 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre, enquanto a Samsung mantém a segunda posição com vendas de 7,6 milhões. 

Veja na galeria abaixo os principais equipamentos das 5 marcas que lideram o mercado de tablets a nível global.

 

Nota da Redação: foi corrigida uma gralha no titulo