Ainda este mês, a agência governamental francesa ANFR exigiu à Apple que retirasse o iPhone 12 do mercado francês depois de concluir que o smartphone emitia níveis excessivos de radiação eletromagnética. A Apple fez atualizações ao software do smartphone e as mudanças acabam de ser aprovadas pela agência. 

Em comunicado, a ANFR afirma que testou o nível de emissões de radiação dos smartphones e verificou que os mesmos cumprem agora os padrões estabelecidos pelo país. De acordo com a agência francesa, a Apple pode agora lançar a atualização para todos os modelos de iPhone 12, o que significa que a comercialização do modelo em França poderá retomar em breve.

Depois da ANFR exigir a retirada do smartphone do mercado francês, a Apple garantiu à agência que “implementaria nos próximos dias uma atualização no iPhone 12”, como avançado ministro francês da Transição Digital e das Telecomunicações, Jean-Noël Barrot, em declarações à agência France-Presse (AFP).

Apple vai atualizar iPhone 12 em França para cumprir padrões europeus de emissões de radiação
Apple vai atualizar iPhone 12 em França para cumprir padrões europeus de emissões de radiação
Ver artigo

Recorde-se que, a emissão de níveis de radiação acima do permitido foi detetada em dois testes realizados pela ANFR. A agência monitorizou o iPhone 12 e mais outros 140 telemóveis vendidos no país.

Os testes mediram o nível de radiações emitido pelos smartphones quando estavam na mão, junto à cara do utilizador e quando estavam a alguma distância do mesmo. Na posição mais próxima do utilizador o modelo registou 5,74 W/kg, ultrapassando os 4 W/kg permitidos. 

Clique nas imagens para recordar o iPhone 12