Com 26,5 milhões de unidades a chegarem às lojas, o iPhone 14 Pro Max da Apple afirma-se como o líder do Top 10 de smartphones mais populares na primeira metade do ano, indicam dados avançados pela Omdia.

No segundo lugar está o iPhone 14 Pro, com 21 milhões de unidades enviadas para as lojas durante o período em análise, e a fechar o “pódio”, está o modelo standard da linha lançada pela empresa da maçã no ano passado, perfazendo 16,5 milhões de unidades.

Omedia | Smartphones mais enviados para as lojas na primeira metade do ano
créditos: Omdia

De acordo com a Omdia, os smartphones da gigante de Cupertino voltam a destacar-se no quarto e décimo lugares, com o iPhone 13 e 11, respetivamente.

As restantes posições são ocupadas por modelos da Samsung, incluindo o Galaxy S23 Ultra, assim como o Galaxy A54 e 34, nas versões com suporte a 5G. Além da versão do Galaxy A14 com suporte à quinta geração de redes móveis, o modelo base da linha destaca-se no quinto lugar, com 12,4 milhões de unidades enviadas para as lojas.

No período homólogo em 2022, o iPhone 13 liderava o Top 10, com 33,7 milhões de unidades distribuídas. A Omdia detalha que, em comparação com o ano passado, o número de equipamentos do modelo smartphone mais popular diminuiu em 7,2 milhões de unidades.

Os analistas realçam que o mercado global de smartphones está a registar um crescimento negativo, com maior impacto nos modelos de gama média e de entrada, devido à crise económica e à expansão do mercado de equipamentos recondicionados.

Por outro lado, o segmento premium em específico continua a aumentar gradualmente o seu peso neste mercado, em grande parte, devido à procura por novos modelos topo de gama da Apple.

iPhone 15 pode ser (um pouco) mais rápido a carregar e apresentar uma nova cor
iPhone 15 pode ser (um pouco) mais rápido a carregar e apresentar uma nova cor
Ver artigo

A Omdia indica também que, à medida que a preferência por smartphones da Apple aumenta nos mercados emergentes, o volume de vendas dos modelos Pro e Pro Max continua a aumentar.

Os analistas preveem que o número de smartphones enviados para as lojas a nível global vai voltar a descer este ano, sobretudo no que toca aos modelos gama média e de entrada. Apesar disso, o segmento premium pode continuar a aumentar o seu peso na segunda metade do ano, em particular, com o lançamento do iPhone 15, que se espera que seja revelado em breve.